• Assinantes
  • Autenticação
  • Agenda

    Concertos de Outono do Forum da Cultura da UFJF

    Continuando com a proposta de promoção da música de câmara na cidade, o Forum da Cultura da UFJF faz neste domingo, 16, às 10h30, a terceira apresentação da primeira temporada dos Concertos de Outono.

    O palacete recebe a Soprano Luane Voigan e o violonista Frederico Grünewald, que realizarão um concerto de música erudita brasileira. Fazem parte do programa obras como “Prelúdio nº 1º (Villa-Lobos), “Vela Morena” (Altino Pimenta) e “Dengues da Mulata Desinteressada” (Marlos Nobre).

    O recital contará ainda com obras para violão solo inéditas, compostas pelo juiz-forano Othon da Rocha Neves, além de transcrições para voz e violão de Villa-Lobos, Altino Pimenta e Marlos Nobre.

    Assim como nas exibições anteriores, os artistas se apresentarão por cerca de 50 minutos na manhã deste domingo, tendo como palco o espaço da Galeria de Arte do Forum da Cultura, permitindo aos presentes o contato com outras formas de arte, além da música erudita. A entrada é franca, sujeita à capacidade do local.

    Sobre os artistas

    Luane Voigan

    Natural de Juiz de Fora (MG), Luane é doutoranda em música pela UNIRIO, sob orientação de Laura Rónai, mestra em Música, pela UFRJ, orientada por Veruschka Mainhard; especialista em Musicoterapia pelo CBM, bacharel em Canto pela UFJF e licenciada em Música pela FAMOSP. Em 2017, foi curadora da série de concertos Concerto na Filarmônica, junto a Frederico Grünewald, com quem possui o duo Voigan Grunewald. O duo foi selecionado no Concurso Jovem Músico BDMG 2012, além de participar de diversos concertos. No campo operístico participou das seguintes produções: VOE Ópera Estúdio em Vitória- ES, como a Condessa da ópera As Bodas de Fígaro; madrigal representativo Il Ballo Delle Ingrate de Monteverdi; estreia moderna de Vendado es Amor non es Ciego de José de Nebra, interpretando a deusa Diana, em Juiz de Fora – MG. Luane também integrou o elenco da ópera O Diletante de João Guilherme Ripper, interpretando Constança, no Teatro Carlos Gomes (ES). Em 2019, participou do VIII Curso Internacional de Interpretación Vocal Barroca, na Espanha, e atualmente é professora substituta de Canto no curso de Música da UFJF.

    Frederico Grünewald

    Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014), onde integrou a classe de Luís Leite. É Licenciado em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2016) e Especialista em Musicoterapia (Lato Sensu) pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ, 2016). Atualmente é aluno do curso de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais, sob a orientação de Nicolas de Souza Barros. Neste, estuda a vida e obra do professor e compositor Othon da Rocha Neves (1924 – 1991), figura responsável pelo ensino de violão na zona da mata mineira. Já lecionou nas seguintes instituições: Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, Escola de Música do Colégio Santa Catarina e A Casa do Caminho, em Juiz de Fora. Integra o Duo Voigan Grünewald (canto e violão) com a soprano Luane Voigan, e idealizou a Série Concerto na Filarmônica, que busca divulgar a música de concerto em Juiz de Fora. Ganhou concursos nacionais de música como Souza Lima (2012), e o Jovem Músico BDMG (2012 e 2014). Deu recitais na Série de Violões da Av-Rio – Centro Cultural Justiça Federal – e no 56° Festival Villa-Lobos – Museu Villa-Lobos – ambos na cidade do Rio de Janeiro (2018). Sua área de atuação é em ensino do violão solo e em grupo, performance e arranjo. Foi aluno de master classes com os professores: Clayton Vetromilla (RS-RJ/UNIRIO), João Paulo Figuerôa (Brasil/EUA), Ernesto Lunagómez (México), Orlando Fraga (PR/EMBAP), José Antônio Escobar (Chile), Thibault Cauvin (França), Marco Lima (Brasil/Alemanha) e Nicolas de Souza Barros (RJ/UNIRIO).


    Informações

    • Local: Forum da Cultura
    • Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 - Juiz de Fora
    • Data e hora: 16/06 (domingo), às 10h30
    • Telefone: 3215-3850

    Quer avaliar?

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.