• Assinantes
  • Autenticação
  • Animais

    O poder dos superalimentos

    Isabela Micherif Isabela Micherif 21/11/2019

    Cresce, cada vez mais, o número de pessoas que se preocupam em levar um estilo de vida mais saudável. Essa mudança de comportamento passa pelo cuidado com os alimentos que consumimos, a prática de exercícios físicos e o cuidado com a saúde mental.

    Associado a esse novo pensamento, também cresce o número de pessoas que desejam proporcionar o mesmo estilo de vida para os seus animais de estimação.

    A alimentação natural equilibrada é, sem dúvida, uma das grandes ferramentas para a transformação da saúde e qualidade de vida dos pets.

    Em qualquer uma das suas modalidades (alimentação natural crua com ossos, crua sem ossos ou cozida), a alimentação natural balanceada, elaborada com responsabilidade, apresenta vantagens quando comparada às rações. Isso porque a alimentação natural para cães e gatos é constituída por alimentos frescos (carnes, vísceras e vegetais) e isenta de conservantes, corantes e outros aditivos químicos potencialmente causadores de diversos malefícios à saúde dos animais, que vão desde alergias até casos de câncer.

    Imagine, então, se além de todos os benefícios que a dieta natural já proporciona, você incluir alimentos com funcionalidades fantásticas?

    Os alimentos funcionais aliam seu valor nutricional à prevenção de doenças, redução do processo de envelhecimento, fortalecimento do sistema imunológico, influenciando, positivamente, nas condições físicas e mentais.

    São diversos os alimentos funcionais: as frutas, os vegetais e até os temperinhos naturais (ervas) possuem propriedades antioxidantes, antissépticas e são fontes de vitaminas e minerais.

    A beterraba, por exemplo, atua na melhora do fluxo sanguíneo e controle da pressão sistólica. O tomate é rico em licopeno, agente antioxidante e anticancerígeno. O manjericão possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, vitaminas A, C e K, além de minerais como manganês, cobre, cálcio, ferro e magnésio. O alecrim apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

    Esses e muitos outros alimentos podem ser incluídos na alimentação diária do animal, trazendo inúmeros benefícios para a sua saúde e qualidade de vida.

    Mas esteja sempre atento aos alimentos proibidos. Alguns deles, mesmo que forneçam nutrientes importantes para humanos, são tóxicos para os pets. Deixe seu peludo bem longe das uvas, uvas passas, cebola, cebolinha, açaí, cacau e macadâmia. Evite, também, as carambolas. Elas representam risco para a saúde renal.

    Além dos alimentos já citados, muito comuns na nossa dieta e, também, na dos pets que consomem alimentação natural, existem outros que são reconhecidos por suas propriedades benéficas à saúde, tanto humana, quanto dos peludos. São alimentos que possuem alta concentração de vitaminas e minerais, aminoácidos, antioxidantes e ácidos graxos essenciais, bem como elevados valor nutricional e concentração de fitonutrientes. Por essa razão são conhecidos como superalimentos.

    E quais são os principais superalimentos que podem ser incluídos na alimentação dos pets?

    O morango pode ser enquadrado na categoria de superalimento, visto que atua no combate ao envelhecimento, combate à inflamações, prevenção de doenças cardiovasculares e prevenção do câncer.

    Nessa categoria temos, também, o blueberry ou mirtilo, que atua na prevenção do câncer, na regulação dos níveis de glicemia no sangue e possui ação anti-inflamatória e antioxidante. Já o gojiberry fortalece o sistema imunológico, auxilia na prevenção de problemas oftalmológicos e exerce ações antioxidante e anticancerígena. 

    Ainda no grupo dos superalimentos é importante lembrar da cúrcuma, tendo em vista sua excelente função anticâncer, bem como suas funções anti-inflamatórias, antioxidantes e sua contribuição na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, bem como no tratamento dos sintomas da artrite.

    Por fim, vale lembrar da spirulina e da clorella. Essas microalgas (são encontradas em pó ou em cápsulas) possuem grandes quantidades de fitonutrientes, ácidos graxos essenciais, aminoácidos essenciais, minerais (ferro, iodo, cácio, magnésio, cobre, potássio, fósforo e selênio), atuando como anticancerígenas, fortalecedoras do sistema imune, além de contribuírem na melhora de quadros de anemia. Possuem alto poder anti-inflamatório e antioxidante.

    Sempre ressaltamos aqui a responsabilidade do tutor de cuidar da saúde e qualidade de vida dos seus animais de estimação. Eles não podem fazer isso sozinhos. Procure um veterinário ou zootecnista e converse sobre a possibilidade de introduzir a alimentação natural e/ou alguns alimentos funcionais na rotina do seu pet.

    Como dizia Hipócrates, considerado o “pai da medicina”, “que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

    Enviem suas dúvidas, críticas e sugestões para que possamos aprimorar nosso conteúdo. Nosso objetivo é trazer cada vez mais peludos para uma vida saudável e feliz!

    Isabela Micherif/colunistas/fotos/isabela_micherif_materia.jpg

    Isabela Micherif é graduada em Direito, pós-graduada em Direito Público, trabalhou por dez anos na área de Direito Ambiental, sendo cinco na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAD) e cinco como assessora no Ministério Público de Minas Gerais. Depois desde período, deixou o trabalho no escritório para levar mais saúde e qualidade de vida a cães e gatos, por meio da alimentação natural. É proprietária e pet chef na empresa Cozinha Pet – alimentação natural para cães e gatos.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.