Dia Internacional da Mulher JF comemora durante todo o m?s a for?a e a representa??o do feminino. Anote sua arte preferida e fa?a a festa!

Fernanda Leonel
Rep?rter
07/03/2007

H? 30 anos, ?ramos 90 milh?es de brasileiros. Hoje, somos quase 90 milh?es... de brasileiras. Mas n?o s?o os n?meros que chamam a aten??o. A for?a e o papel da mulher na sociedade aumenta a cada dia.

Quem v? grandes nomes no cen?rio nacional tomando decis?es de salto alto, fica feliz ao pensar que no final dos anos 20, elas ainda n?o podiam votar, por exemplo.

Mudan?as comportamentais tamb?m foram reconhecidas. Essa ? uma revolu??o silenciosa, que come?ou dentro de casa, com a supera??o de problemas do dia-a-dia, e que, para muitas mulheres, ainda est? longe de acabar.

Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, a equipe ACESSA.com resolveu confrontar os dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) e ressaltar algumas das principais conquistas das mulheres nas ?ltimas tr?s d?cadas.

Os resultados mostram figuras fortes e independentes, e os n?meros de mulheres que se equiparam aos homens em alguns aspectos como financeiro, de status e de educa??o, tamb?m s?o cada vez maiores. (Leia a mat?ria que fala de exemplos de mulheres juizforanas)

Quer exemplos? As mulheres est?o se casando mais tarde. Em 1970, na faixa entre 25 e 29 anos, apenas 25% eram solteiras. Agora, o ?ndice ? de 55,1%. Em 1970, 5,1% das mulheres eram chefes de fam?lia. E em 2000, 14,8%.

A educa??o ? uma das maiores conquistas femininas. H? 30 anos, apenas 9,29% das mulheres adultas tinham mais de oito anos de estudo. Contra 11,18% dos homens. Agora, s?o as brasileiras que estudam mais: 41,75%, contra 39,02%.

Pesquisa do IBGE, divulgada em outubro do ano passado tamb?m mostra uma mulher cada vez mais respons?vel pela casa. De acordo com o Censo, 30% das mulheres brasileiras que trabalham fora s?o respons?veis pelo sustento da fam?lia.

Tanta representa??o s? podia vir mesmo recheada de homenagens. Em Juiz de Fora, o dia 08 de mar?o e v?rios outros finais de semana est?o repleto de shows, dan?as, filmes e homenagens para bravas guerreiras, an?nimas ou n?o.

Pegue uma caneta, um papel e fique de olho na programa??o da sua arte preferida. O m?s ? todo seu!