Saiba mais sobre os tipos de dermatite em cães e gatos

Nome do Colunista Daniele Milione 10/10/2016
foto

Nesta matéria falarei das tão famosas dermatites. Começo explicando o que é uma dermatite. Qualquer tipo de inflamação que ocorre na pele, geralmente acompanhada de vermelhidão, coceira, descamação, pequenas bolhas, podendo aparecer em algumas áreas ou em todo o corpo seria uma dermatite.

Dentre elas citarei as dermatites de contato, dermatites causadas por ectoparasitas como pulgas e carrapatos, dermatites fúngicas e bacterianas (estas geralmente secundárias a causa principal), dermatites hormonais, dermatites autoimunes e dermatites psicogênicas. Uma das mais comum hoje que são as provocadas por picadas de pulgas que chamamos de DAPP (dermatite alérgica pela picada de pulga).

Bem, sabemos que a pulga é um ectoparasito de cães e gatos e que ao picá-los, a saliva provoca uma reação alérgica em alguns animais e os pêlos caem, provocando as alopecias onde se coçam muito, em alguns casos ficam muito irritados e alteram seu comportamento, como não comer, não brincar e ficam prostrados. Nestes casos, de nada adianta apenas cortar estes efeitos com shampoos. Alguns casos é necessário entrar com antibióticos. Também precisamos eliminar as causas que seriam eliminar as pulgas, para tanto precisamos saber como estes insetos se comportam, pois lavar com shampoos anti-pulgas ou usar coleiras são métodos ineficazes que darão sensação de bons resultados, mas não é exatamente isso que acontece.

Sabemos que as pulgas ficam não só nos animais, mas também no ambiente. para entenderem a matemática destes insetos, darei um exemplo fácil de compreender. Se você encontrar 5 pulgas em seu cão ou gato, significa que teremos 95 pulgas no teu ambiente sobe a forma de ovos e larvas, isso significa dizer que 5% das pulgas estão no corpo dos cães e gatos e 95% se encontram no ambiente, onde os mesmos habitam tais como: panos ou colchões onde dormem, frestas onde não conseguimos higienizar com facilidade, tapetes dentro da nossa casa, cama e sofás.

fotoNão é motivo para se descabelarem, caros leitores, e sim só para saberem que devemos utilizar produtos de ação residual longa, que seria produtos que aplicando na nuca ou até mesmo com ingestão teria uma ação de no mínimo 30 dias, para que consigamos eliminar o ciclo completo das pulgas. É necessário repetir o procedimento por, pelo menos, três meses consecutivos.

Portanto, preciso que saibam que ao menor sinal como pruridos, ou até mesmo pela presença da pulga ou mesmo das fezes delas - muitas das vezes o proprietário relata, ao dar banho no animal, sair água vermelha, pois as fezes das pulgas terá sangue na sua constituição, lesões escamosas ou feridas com quedas de pelos.

Sempre procure por um profissional habilitado. O médico veterinário atuará imediatamente, evitando que se generalizem as lesões e através de exames simples, como o exame físico do seu animal de estimação, para conseguir o diagnóstico do problema. Em alguns casos, pode ser preciso a realização de raspados entre outros, em casos diferenciados, pois como irão ver ao longo das próximas matérias que temos, existem muitas outras doenças de pele, que nem sempre conseguiremos diagnosticar com apenas o exame físico.

Daniele Ferreira Milione é médica Veterinária. Graduada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Pós Graduada pelo Quallitas : (2009 em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais) e Univiçosa (2013 em Cirurgia de Pequenos Animais).

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Saiba mais sobre os tipos de dermatite em c?es e gatos