Saiba os riscos da ingestão de corpo estranho pelos animais domésticos 

Nome do Colunista Daniele Milione 9/11/2018

Caros leitores, neste artigo vou falar da ingestão de corpo estranho pelos animais domésticos.

Recebo, frequentemente, nos meus atendimentos, reclamações de tutores que seu animalzinho adora comer tudo que vê pela frente...

Vamos lá, o que seria um corpo estranho? O nome corpo estranho gástrico ou intestinal é um termo que se refere a qualquer outro material, que não seja o alimento presente no trato gastrointestinal e que resulta em um problema digestivo grave. São estes: brinquedos, fios, roupas, bandagens, meias, anéis, pilhas, pregos, sabonete, caroço de frutas, lâmpadas, anzol e plástico. Enfim, quase tudo que o animal coloca na boca, por brincadeira ou por curiosidade, pode se tornar um grande problema de saúde.

Em gatos, é mais comum a ingestão de fios e novelos de lã - que eles adoram brincar, mas são os tipos mais perigosos de corpo estranho. Se você observar uma linha saindo do reto de seu felino, JAMAIS puxe, pois você poderá provocar uma 'intussuscepção', que é a entrada de uma parte do intestino para outra porção do mesmo.

Os principais sintomas quando isso acontece são: vômitos, salivação, perda de apetite, prostração, cólicas, diarreias, ou, até, a não observação da presença de fezes, por obstrução da passagem pelo intestino.

Quem tem criança em casa a deve ter a atenção redobrada, pois elas adoram deixar seus pertences caídos no chão. Caso seu animal passe por essa situação você deve levá-lo, imediatamente, para o veterinário, para que seja realizado os exames necessários, como, raio X, ultrassonografia ou endoscopia.

Podemos ter consequências bastante sérias se seu bichinho não for diagnosticado a tempo, como uma perfuração intestinal, gástrica ou a necrose do local onde o corpo estranho permaneceu, gerando uma peritonite - quadro que pode levar seu animal a óbito.

Espero ter ajudado e até a próxima.

ACESSA.com - Ingest?o de corpo estranho pelos animais dom?sticos