Cães e gatos têm tártaros? Saiba como prevenir

Daniele Milione Daniele Milione 22/06/2019


Caros leitores, os animais também têm tártaros. Assim como os seres humanos, podemos evitar que eles aparecem ou quando já estão instalados nos dentes de seus mascotes, é necessário fazer a remoção. Na maioria das vezes, os proprietários desconhecem por não terem o hábito de olhar com frequência a cavidade oral de seus animais, ou porque os bichinhos não deixam. Por isso, sempre digo na primeira consulta de rotina dos filhotes - a partir de 45 dias- que devemos escovar os dentes dos animais diariamente, desde os primeiros meses de vida, para que, quando adultos, esse hábito vire uma rotina.

O que é o tártaro? 

Mesmo que o animal só se alimente de ração seca, biscoitos próprios para cães ou petiscos que os fabricantes prometem que "limpam" os dentes, o tártaro surge em função do acúmulo de restos de  alimentos, formando uma placa de bactérias que pode causar problemas que vão muito além das conhecidas cáries. Sabemos que existem raças mais pré dispostas como Poodle, Pinscher, Lhasa Apso , Shiu Tzu, Labradores entre outros, podendo acometer desde animais de pequeno porte até os de grande porte.            

Como saber se seu cão ou gato tem tártaro?

Muitas vezes, durante meus atendimentos, os donos dos bichinhos comentam: "meu cão tem um bafo...", "estão querendo só comer alimentos mais molinhos" ou "temos que ficar umedecendo a ração para que eles comam" ...

O tártaro causa mau cheiro pelo acúmulo de restos alimentares, bactérias, que juntos com as enzimas formam a placa de tártaro. A coloração dos dentes fica amarelinha ou até preta, dependendo do estágio e tempo que esta placa bacteriana se formou. E com a evolução, podemos ter perdas ósseas, se tornar uma gengivite (que é uma inflamação). Além disso, ocorre a retração da gengiva, expondo a raiz dentária e gerando o aumento da sensibilidade e dor. Neste processo, o animal diminui a ingestão de alimentos, emagrecendo e até mesmo perdendo os dentes.

As infecções mais severas podem evoluir até mesmo para uma meningite, afetando o sistema nervoso central, levando a endocardite que é a degradação do miocárdio; do pulmão como fibrose pulmonar e bronquite. Vale ressaltar que algumas destas doenças podem ser tratadas, mas também levam o animal a óbito.

Portanto, a prevenção se faz por escovação diária. Atualmente, existe no mercado diversas pastas, escovas mais macias ou dedeiras, para fazer a limpeza correta dos dentes dos animais. É importante dizer que a pasta de dente ou creme dental que nós utilizamos NÃO PODE ser usado neles, pois os mesmos vão ingerir. A limpeza deve ser feita após as refeições ou no mínimo, três vezes na semana.

Se já instalado você terá que levar seu bichinho de estimação ao Médico Veterinário para avaliação e fazer exames , pois a remoção dos tártaros se faz com anestesia e em ambiente cirúrgico, com auxílio de instrumentos adequados e  com a segurança e o conforto que seu melhor amigo merece. Cuidado e prevenção sempre. Seu animal de estimação merece.


ACESSA.com - C?es e gatos t?m t?rtaros? Saiba como prevenir