Queda do pelo dos pets intensifica com a mudança de estação. Saiba as causas

Nome do Colunista Daniele Milione 28/11/2019

Estamos na estação das mudanças, a Primavera. O que pode influenciar em nossos amigos peludos?

Bom, nesta época do ano a queixa clínica que mais recebo é: "Doutora, meu cachorro/ gato está soltando muito pelo, o que devo fazer?"

Vamos lá, cães e gatos trocam pelos, eles realizam mudas duas vezes ao ano, geralmente, na primavera e no outono, mas como no Brasil as estações do ano não são bem demarcadas, caem pelos o ano todo, contudo nestas estações as quedas se tornam mais acentuadas. Na primavera, os animais se livram do subpelo adquirido no outono que eram mais densos e grossos, os quais serviam para aquecer, e na primavera, de maneira inversa, estes pelos densos e grossos darão lugar para os pelos mais leves e curtos dos dias mais quentes.

Só que alguns podem perder mais pelos que outros como, por exemplo, animais de pelo longo como Colies, Lhasa Apso, Border Colies, Maltês que tendem a perder mais pelos que os Poodles, Dashchunds, Buldogues e Pincheres.

Agora, quando estas perdas acontecem e os animais apresentam lesões como falhas na pelagem, lesões, coceiras e feridas mais generalizadas, aí não é devido as trocas que acontecem nestas épocas.

Como podemos amenizar estas quedas? Escovação diária, banhos regulares com sabonetes ou xampus neutros, e, ao menor sinal de descamação, aumento da oleosidade, odor desagradável, bem como coceiras frequentes, intensas e lesões na pele, procure um profissional para averiguar e assim iniciar o tratamento o quanto antes. Pois, as vezes, se trata desde um simples manejo alimentar como troca de ração e suplementos vitamínicos ou um tratamento mais intenso como remédios e até associações com xampus terapêuticos.

ACESSA.com - Queda do pelo dos pets intensifica com a mudan?a de esta??o. Saiba as causas