Saiba quais vacinas são essenciais para a saúde dos cães e gatos


[COLUNISTA_NOME] 13/07/2020

Vamos falar um pouco sobre as vacinas utilizadas nos pets. Um assunto que todos já ouviram falar mas poucos têm o entendimento correto de como e quando usá-las, afinal nossos melhores amigos precisam de eficácia, proteção e segurança.

Falarei nesta matéria da importância da aplicação das vacinas mais importantes dos cães e gatos.

Os cães e gatos possuem anticorpos contra doenças, passados da mãe para os filhotes, mas, após os 45 dias torna-se indispensável dar continuidade nesta proteção e devemos fazer através das vacinas, são elas:

  • Octupla, aplicada nos cães, pelo Médico Veterinário, em três doses nos intervalos de 21/21 dias ou 30/30 dias;
  • Tríplice, quádrupla ou quíntupla, nos gatos também feita pelo Médico Veterinário após 60 dias, sendo repetida de 30/30 dias.

Em ambos a aplicação anual da vacina antirrábica, que deverá ser feita após os quatro meses de vida, seja pela campanha de vacinação, ou pelo Médico Veterinário.

A melhor prevenção é a vacinação, pois a maioria das doenças que podem ser prevenidas são virais e tem um alto índice de transmissividade e mortalidade.

Não vale a pena deixar de vacinar pois o tratamento, seja de quaisquer uma das doenças prevenidas na vacina, não garante a cura, envolvendo um alto custo na tentativa de um tratamento sendo que a maioria não sobrevive a algumas destas viroses.

PORTANTO VACINE SEU MELHOR AMIGO

Procure um Médico Veterinário e dê início ao protocolo de vacinação.

Nas próximas matérias falarei um pouco mais, detalhadamente, sobre algumas doenças virais e bacterianas que são prevenidas pelas vacinas e que mais acometem nossos cães e gatos.