Sexta, 18 de maio de 2007, atualizada ?s 17h47

Juiz de Fora pode ganhar Parque Tecnol?gico e Centro de Qualifica??o Profissional


S?lvia Zoche
Subeditora
18/05/2007

Nesta sexta-feira, o secret?rio de Turismo, Ind?stria e Com?rcio, Ricardo Francisco, reuniu-se com algumas empresas que produzem softwares e hardwares em Juiz de Fora. A inten??o ? saber das necessidades das empresas para que se mantenham na cidade, trazer outras para que se fixem, al?m de fazer as escolas t?cnicas e as faculdades na ?rea de inform?tica interagirem com o mercado. "O que a gente quer dizer com fomento? ? aproximar quem contrata a m?o-de-obra de quem qualifica a m?o-de-obra", afirma Ricardo.

Das 14 empresas convidadas, somente tr?s compareceram, mas o secret?rio lembrou que haver? outra reuni?o. Ele ainda citou que do PIB total da cidade, a ind?stria det?m 35%, o com?rcio 33%, os servi?os, em m?dia 32% e o turismo e os agroneg?cios somente 0,25%, estes dois ?ltimos citados por Ricardo como "as pernas que a cidade ainda n?o tem".

FOTO Ricardo Francisco Pessoas em volta da mesa durante reuni?o

Mesmo que Juiz de Fora tenha uma boa qualidade de vida, considerando o n?mero de habitantes por metro quadrado, de acordo com a ONU e a OMS, uma concentra??o urbana que permite que a infra-estrutura chegue a uma parte consider?vel da popula??o, com ?ndice de Desenvolvimento Humano entre as 56 cidades do Brasil, Ricardo enfatizou a necessidade de se criar um p?lo de tecnologia em Juiz de Fora.

E, novamente, lembrou aos presentes sobre a Lei de Incentivo Fiscal, que est? em processo de an?lise na C?mara Municipal. Com isso, as empresas que est?o instaladas na cidade podem permanecer e atrair outras para que se fixem em Juiz de Fora, como uma empresa de Belo Horizonte, que est? em processo de negocia??o com a Prefeitura. "A secretaria n?o se permite perder os que est?o aqui", enfatizou.

Por isso um dos objetivos ? construir um Parque Tecnol?gico e um Centro de Qualifica??o Profissional, que pode ser na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como uma das propostas da secretaria. "A gente percebe que n?o h? troca de informa?es entre cliente e fornecedor".