Obras da Conexão Sul, que somam aproximadamente 1,5 quil?metro de extensão, seráo inauguradas

Por

Ter?a-feira, 04 de novembro de 2008, atualizada ?s 17h50

Obras da Conex?o Sul, que somam aproximadamente 1,5 quil?metro de extens?o, ser?o inauguradas



* Da Reda??o

As obras da Conex?o Sul, compostas por tr?s vias que v?o ligar os bairros Po?o Rico, Granbery e Bom Pastor, ser?o inauguradas nessa quarta-feira, dia 5 de novembro. O novo sistema soma aproximadamente 1,5 quil?metro de extens?o.

O objetivo ? desafogar o tr?nsito nas avenidas Bar?o do Rio Branco e Independ?ncia, al?m de reduzir a quantidade de ?gua das chuvas que descem das encostas da regi?o e alagam a rua Os?rio de Almeida, no Po?o Rico.

Segundo a assessoria de comunica??o da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), os trabalhos foram realizados utilizando exclusivamente recursos do munic?pio, com equipamentos e funcion?rios da Empav, da Secretaria de Pol?tica Urbana (SPU), Cesama e Gettran.

Para construir as novas ruas foram removidos 32 mil metros quadrados de terra e utilizados 1.320 toneladas de asfalto. Foram implantados 2.900 metros de meios-fios e 30 metros de passeio. A rua Viscondessa Cavalcanti, junto ao Cemit?rio Municipal, tamb?m foi asfaltada e os motoristas n?o precisam passar pela rua Sinval Corr?a, economizando cerca de um quil?metro.

Foram plantadas 103 mudas de ?rvores e 500 de vegeta??o de encosta e tr?s mil metros de talude foram revegetados para recuperar a superf?cie e proteger contra a eros?o.

Para capta??o das ?guas pluviais foram instalados 1.805 metros de manilhas, al?m da constru??o de 70 metros de galerias de concreto, com 42 bocas-de-lobo e 23 postos de visita para manuten??o e limpeza da rede. A primeira parte do sistema de drenagem substitutiu toda a rede de capta??o de ?guas pluviais da rua Viscondessa Cavalcanti, parte da Os?rio de Almeida e da travessa existente no local.

As novas galerias captam de maior volume de ?gua e sua condu??o at? uma galeria que segue para o Rio Paraibuna. O objetivo ? solucionar os problemas de alagamentos enfrentados por moradores da regi?o, principalmente em ?poca de chuvas.

Com as obras realizadas na Conex?o Sul, foram instalados tamb?m 1.400 metros de rede de distribui??o de ?gua e 1.450 metros de rede coletora de esgoto, que beneficiar?o principalmente os moradores da parte alta do bairro Granbery.

Segundo o superintendente da Empav, Ren? Vieira Filho, com a constru??o do anel bin?rio na avenida Brasil, a Conex?o Sul vai permitir o acesso entre as zonas Sul e Norte, sem passar por ruas do Centro.

* Informa?es baseadas em release da PJF