postos combust?vel adulterado

Por

Quarta, 20 de junho de 2007, atualizada ?s 19h30

ANP atualiza lista de postos com combust?vel adulterado


Thiago Werneck
*Colabora??o

A lista com os postos de Juiz de Fora que vendem gasolina adulterada foi atualizada pela Ag?ncia Nacional do Petr?leo (ANP). At? o dia 19 de junho, foram fiscalizados em todo o pa?s 11.147 postos, 422 foram interditados e 700 autuados por qualidade. Em Juiz de Fora, segundo os dados da Coordenadoria Especial de Fiscaliza??o da ANP, divulgados no ?ltimo dia 18 de junho, cinco postos foram autuados.

As datas de autua??o correspondem ao per?odo de 2002 a 2006. Em 2007, nenhum registro foi feito, at? o momento. A consulta, no site da ANP, ? feita por regi?o e estado, informando o nome e endere?o completo dos revendedores e a data da autua??o. A listagem tamb?m abrange outras cidades de todo pa?s, possibilitando ao consumidor conferir posto por posto.

Alguns certificados de funcionamento, em Juiz de Fora, foram revogados (consulte a lista acima) com base em laudos emitidos pelo Inmetro e pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnol?gicas. Para mais informa?es sobre os postos que j? foram autuados, por vender combust?vel adulterado, ou para den?ncias, basta ligar para o telefone 0800 970 0267

A adultera??o

A gasolina pode ser adulterada por diversas maneiras. O mais comum ? adi??o de ?lcool ou de algum tipo de solvente, em quantidade acima da permitida pela ANP. Postos fazem isso para diminuir seus custos com combust?veis e terem mais lucro. O problema ? que essa gasolina adulterada pode atrapalhar o funcionamento do carro, com poss?veis danos no motor e em outros componente do ve?culo.

O motorista pode ajudar nessa fiscali??o garantindo seu direito. Quando abastecer com gasolina, o pr?prio consumidor pode conferir se est? correto o teor de ?lcool neste combust?vel, mediante a realiza??o do teste de proveta, que o posto revendedor ? obrigado a realizar quando solicitado.

E n?o ? s? a gasolina que pode ser adulterada, quem tem carro a ?lcool tamb?m corre o risco de estar sendo enganado. Caso acredite que tenha sido lesado, o consumidor pode fazer uma an?lise de laborat?rio do combust?vel que est? no ve?culo. Apenas assim vai descobrir se foi passado para tr?s. O consumidor deve ligar para ANP, caso saiba de algum posto que esteja cometendo irregularidade.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF

Informa?es veiculadas com base no site da ANP