Como anda o mercado de trabalho?

Psic?loga M?nica de Carvalho Pereira.

O que ? mercado de trabalho? Por que ? t?o importante manter-se informado sobre ele? O que ele tem a ver com a escolha profissional? Afinal, como anda o mercado de trabalho em tempos de desemprego?

Mercado de trabalho ? a rela??o entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em ?poca e lugar determinados, provocam o surgimento e as condi?es dessa rela??o.

Ficar atento ao mercado de trabalho ? fundamental para quem est? pretendendo investir em uma profiss?o, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as rela?es de competi??o, as exig?ncias da globaliza??o, tudo isso faz parte da compreens?o global da express?o ?mercado de trabalho? .

A rapidez com que o mundo caminha ? tal que parece imposs?vel acompanhar todas as mudan?as no mercado. Independentemente da profiss?o que voc? escolher, ? importante que saiba que hoje em dia o profissional com chance de sobressair ? aquele que se mant?m atualizado atrav?s de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba inform?tica, estude l?nguas inglesa e espanhola, seja uma pessoa din?mica e aberta ao aprendizado. Esta ? a base para um futuro promissor.

O desemprego, a crise econ?mica atingem a muitos, no entanto, quantas pessoas voc? conhece que est?o empregadas, tendo sucesso em suas profiss?es, ganhando dinheiro e reconhecimento? Provavelmente conhece v?rias. Isso ocorre porque essas pessoas n?o deixaram de acreditar que s?o capazes, n?o perderam as esperan?as e continuaram investindo. Nem todos os que est?o desempregados n?o investiram em si pr?prios. ? claro que a crise est? a? e n?o d? para ignor?-la, mas o que n?o pode acontecer ? desistir. Com as fal?ncias e fechamentos de empresas, trabalhadores ficaram desempregados. Muitos ainda est?o assim, outros foram ? luta e conseguiram, apesar das dificuldades, descobrir novos mercados. A criatividade, aliada a a??o, resultou em emprego. Isso ? poss?vel!

Ent?o, voc? que pretende entrar na faculdade ou escolher uma profiss?o, lembre-se que a f?rmula do sucesso ?: atualiza??o, informa??o, criatividade e dinamismo. Resumindo, ? saber utilizar na vida ?real? toda a teoria que aprendeu.

M?nica de Carvalho Pereira
? psic?loga cl?nica e orientadora vocacional,
formada pela UFMG.