Conheça e entenda melhor os sinais do seu cachorro

Assim como os humanos, os cães têm suas formas de comunicação. Mas como não falam, procuram desenvolver outras maneiras de se comunicar

Gláucia Simas
*Colaboração
28/04/2018

Para aqueles que têm cachorros em casa como bichos de estimação, algumas dúvidas são bem frequentes. Uma delas é: "quando o cachorro late, o que ele está querendo dizer?".  Assim como os humanos, os cães têm suas formas de comunicação. Mas como não falam, procuram desenvolver outras maneiras de se comunicar. Para falar sobre o assunto, a ACESSA.com conversou com a veterinária Mirian Dias, que esclarece sobre os mitos e verdades:

1- O que o latido do cachorro significa:

"O latido do cão, como muitas pessoas pensam, não representam apenas coisas ruins ou desagradáveis. Assim como nós humanos, eles também sentem motivos de alegria, euforia e felicidade. Se o dono for uma pessoa muito agarrada ao animal, quando ele sair de casa, o cachorro poderá latir por não querer ficar longe, justamente por terem um contato muito grande. Quando o animal escuta o latido de outro, ele, em uma tentativa de querer interagir, responderá com outro latido. Às vezes, quando o cão escuta algo estranho, que ele não está acostumado, ou até mesmo quando vê alguma coisa, ele poderá se assustar e, por isso, latir. Uma coisa muito comum entre eles, é quando querem chamar a atenção de alguém, ou quando querem avisar que viu algo diferente, eles latem."

2- Quando o cachorro deita de barriga para cima, o que isso quer dizer?

"Esse gesto pode significar que ele está feliz com a presença da pessoa ali e demonstra uma maneira de querer receber um carinho. Além disso, mostra que ele tem total confiança na pessoa ou apenas quer agradar alguém."

3- O movimento do rabo dos cachorros pode significar algo?

"Sim. Quando o rabo está para cima e reto, quer dizer que ele está em alerta. O "rabo entre as pernas" mostra uma submissão. Quando o dono, ou uma pessoa que o animal gosta muito chega em casa,  e o rabo não parar de se mexer, demonstra que ele ficou feliz com a presença da pessoa."

4- Lambidas incomuns

"Essa é uma outra maneira de demonstrar amor à pessoa. Mas em outros casos, quando ele lambe diversas vezes a pata, pode significar estresse e até mesmo causar ferimentos posteriores. Nesses casos, deve-se evitar a lambedura e sempre procurar imediatamente um veterinário."

5- Como saber se o animal está triste?

"Um dos sintomas mais comuns é quando ele começa a querer se esconder atrás de sofás, por exemplo, ou debaixo das camas. Ou quando o cachorro fica muito ativo e enérgico, mais do que o normal, também pode significar que ele está passando por um momento complicado. Outro sintoma, é quando ele dorme por muito mais tempo, mais do que já está acostumado, ou quando permanece o dia todo deitado. Quando eles estão muito ansiosos, mostram gestos de ansiedade e inquietude."

6- O banho do animal pode ser feito com os mesmos xampus e sabonetes do humano?

"Não. Os produtos a serem usados nos animais devem ser apropriados a eles, até mesmo para evitar possíveis reações alérgicas."

7- Tom de voz das pessoas

"O cachorro pode sim reconhecer o que o dono está falando com ele. Por exemplo, quando quer dar alguma bronca, o tom da voz é grosso e mais alto e o cão entende isso."

8- Necessidades fora do lugar certo

"Quando o cachorro faz as necessidades dele fora do lugar certo, ou que está acostumado, pode mostrar estresse, ansiedade ou até mesmo questões higiênicas. Por exemplo, se o local estiver sujo, muito provável que ele procure outro lugar para as suas necessidades."

*Gláucia Simas é Estudante do 7º período de jornalismo do CES

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.