Segunda-feira, 2 de julho de 2018, atualizada às 11h58,
atualizada Segunda-feira, 16 de julho de 2018, às 17h59

Campanha de vacinação antirrábica começa no dia 16 na Zona Rural

Da redação

A partir do dia 16 de julho, as equipes do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) estarão na zona rural, em postos fixos e volantes, na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2018. A expectativa é vacinar mais de cinco mil cães e 600 gatos. (confira programação em anexo)

Os postos fixos serão montados em pontos de mais concentração de população, como postos de saúde, igrejas, centros comunitários e escolas, além de fazendas maiores e mais conhecidas. Outra equipe cuidará da busca ativa, para garantir que os animais que estejam em locais de difícil acesso também recebam a dose. A vacinação acontecerá até 3 de agosto, sempre de segunda a sexta.

O último caso de raiva canina registrado em Juiz de Fora foi em 1998, porém, todos os anos ocorrem casos em bovinos e equinos na zona rural, com transmissão, principalmente, por morcegos. Cães e gatos são o principal foco da campanha, uma vez que eles são os principais transmissores da doença para humanos. Não há registros na cidade.

A vacinação na zona urbana está programada para acontecer em duas etapas: 1º de setembro e 20 de outubro.

Ovinos e caprinos

O Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde informa que todos os anos são registrados casos de raiva em bovinos e equinos na cidade. Por isso, mesmo que o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibilize doses para vacinar estes animais, já que a campanha é voltada apenas para cães e gatos, os dados servem de alerta para que os moradores e proprietário de sítios e fazendas também se programem para imunizar seus animais. Ovinos e caprinos também devem ser vacinados. 


ACESSA.com - Campanha de vacina??o antirr?bica come?a no dia 16 na Zona Rural