Sexta-feira, 28 de setembro de 2007, atualizada ?s 17h28

N?vel do reservat?rio da represa de S?o Pedro est? em 10% da capacidade total


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Represa de S?o Pedro, respons?vel por atender 8% da popula??o de Juiz de Fora, ? a mais afetada da cidade. O n?vel do reservat?rio est? em 10% da capacidade total. Segundo o diretor t?cnico operacional da Cesama, Joaquim Tarc?sio Guedes Tostes, o motivo ? o calor intenso das ?ltimas semanas e a falta de chuva dos ?ltimos meses.

"O consumo de ?gua aumentou por causa do calor e o n?vel do reservat?rio diminuiu devido ? falta de chuvas. No ano passado, j? chovia nessa ?poca do ano", explica Tostes. Ele completa dizendo que a situa??o pode caminhar para uma situa??o cr?tica. "Se continuar sem chover e as temperaturas permanecerem elevadas, a situa??o vai ficar cr?tica".

A gravidade da situa??o na cidade alta fez com que a Cesama tomasse algumas provid?ncias para controlar a distribui??o da ?gua. "Estamos fazendo rod?zio na distribui??o de ?gua naquela regi?o. Nenhuma ?rea est? recebendo ?gua continuamente, o que acontece em situa??o normal. Outra medida ? o fato de o sistema de abastecimento do centro estar enviando ?gua para o S?o Pedro", explica.

O diretor t?cnico ressalta que a popula??o daquela regi?o deve ter cautela ao utilizar a ?gua. "A situa??o ainda est? sob controle, mas estamos muito preocupados. Se n?o chover, pode ser que a popula??o tenha que fazer racionamento de ?gua".

A Represa Jo?o Penido ? a de maior import?ncia para Juiz de Fora. Ela atende 50% da popula??o e a situa?ao tamb?m ? preocupante. Segundo Joaquim, o n?vel do reservat?rio est? em 48% da capacidade. A ?nica situa??o considerada normal ? a do Ribeir?o do Esp?rito Santo. Ele continua atendendo ?s necessidades de abastecimento e todo o seu potencial aproveitado tem sido aproveitado.