Quarta-feira, 2 de setembro de 2020, atualizada às 18h46

Campanha de vacinação antirrábica começa dia 9 na Zona Rural de Juiz de Fora

Da redação

A campanha antirrábica de 2020 terá sua primeira fase na zona rural, com início na quarta-feira, 9 de setembro, e término previsto no dia 29. Na primeira data, as equipes do Setor de Zoonoses estarão nas localidades de Torreões e Piratininga. Neste primeiro momento, a previsão é de que sete mil animais sejam vacinados.

De acordo com o supervisor do setor, José Geraldo de Castro Júnior, o objetivo principal da vacinação é evitar a contaminação humana. Cães e gatos são os principais transmissores, e, por isso, a campanha é direcionada a esses animais.

Dois postos móveis, com seis servidores em cada, circularão pela área rural, passando de casa em casa. Algumas localidades ainda terão posto fixo.

Todos os animais saudáveis, a partir de três meses de idade, poderão ser vacinados. Em caso de doença, é recomendado que o responsável aguarde a recuperação. O objetivo da imunização é criar anticorpos, o que não acontece quando há problema de saúde.

Como a campanha se dará em meio à pandemia da covid-19, são recomendados os cuidados básicos para prevenção: uso de máscara, álcool gel e evitar aglomerações.

A primeira etapa de vacinação na zona urbana está programada para 24 de outubro. A campanha de vacinação antirrábica é estratégia do Ministério da Saúde (MS), que enviará as doses para os estados, e esses, por sua vez, são os responsáveis por distribuir as doses para os municípios.


ACESSA.com - Campanha de vacina??o antirr?bica come?a dia 9 na Zona Rural de Juiz de Fora