O setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vacina neste sábado, dia 23, cães e gatos contra o vírus da raiva no perímetro urbano da cidade. A vacinação é indicada para caninos e felinos a partir de 3 meses de idade, e ocorre das 8h às 17h em todos os locais de vacinação.

Para o processo de imunização animal, os postos de vacinação serão estruturados nas áreas externas de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), praças públicas, campos de futebol, centros comunitários, totalizando, aproximadamente, cem pontos de aplicação da vacina. A expectativa é de que mais de 50 mil animais sejam imunizados no sábado. Todos os locais podem ser conferidos no anexo abaixo. As pessoas impossibilitadas de levar os animais no sábado, devem entrar em contato com o setor de zoonoses e pedir um reagendamento.

A vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de cães e gatos, em função destes animais serem principais transmissores da raiva para o ser humano, sendo recomendado aos proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos, que adquiram a vacina e realizem a vacinação de todos os seus animais, uma vez que a doença corresponde a uma patologia que é transmitida por mamíferos. Entretanto, cabe destacar que Juiz de Fora não registra casos de raiva em cães e gatos desde 1998, devido às abrangentes campanhas de vacinação que o município realiza há vários anos consecutivos.

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico.

ACESSA.com - Vacina??o antirr?bica animal ser? neste s?bado em Juiz de Fora