Associa??o dos Cegos de Juiz de Fora
enfrenta crise financeira

Rep?rter: Luciana Mendon?a

"Em Juiz de Fora, cego n?o pede esmola". O slogan da "Associa??o dos Cegos de Juiz de Fora", hoje transformada em "Funda??o Jo?o Theod?sio Ara?jo", n?o ?, definitivamente, uma simples frase de efeito. A entidade, que funciona desde 1939, exerce papel fundamental na regi?o, integrando deficientes visuais carentes ? comunidade. Entretanto, a atual crise econ?mica do pa?s est? afetando a Funda??o, que passa por s?rias dificuldades financeiras.

Diversas campanhas est?o sendo organizadas, na tentativa de melhorar o atual quadro. O dinheiro arrecadado n?o d? para cobrir as despesas da casa, nem para pagar os funcion?rios. Para os 80 deficientes que residem na Associa??o, s?o pedidos alimentos, roupas e rem?dios. A Associa??o presta assist?ncia m?dica, psicol?gica e alimentar tamb?m a outros 23 cegos e suas fam?lias.

Uma das campanhas desenvolvidas pela Associa??o ? a do S?cio Contribuinte, que arrecada contribui?es mensais em qualquer valor, at? mesmo um real. Um colaborador volunt?rio vai na casa de cada s?cio receber o dinheiro. Os interessados podem se inscrever via Internet, pelo endere?o http://www.artnet.com.br/~acegosjf/scont.php ou pelo telefone (032)215-2469. As contribui?es acima de R$20 podem ser debitadas em conta telef?nica, caso o doador prefira.

Na comunidade internacional, outras entidades t?m colaborado com equipamentos, necess?rios para o desenvolvimento de um melhor trabalho com os deficientes visuais. Na Espanha, a Organiza??o Nacional de Cegos Espanh?is (ONCE) tem ajudado a associa??o juizforana na compra de m?quinas de escrever para cegos. Um aparelho para deficientes de Baixa Vis?o tamb?m deve ser doado brevemente pela ONCE. H? tamb?m a possibilidade da Associa??o receber uma doa??o da Alemanha, por interm?dio da CNBB, para a constru??o de um pr?dio de 14 andares em anexo ao atual pr?dio sede de seis andares. No Brasil, n?o h?, por enquanto, nenhuma oferta por parte de ?rg?os p?blicos ou privados.

Os interessados em conhecer melhor o trabalho da Associa??o podem visitar sua home-page, em http://www.artnet.com.br/~acegosjf/, ou procurar diretamente a sede da entidade, que fica na Av. dos Andradas, 455. Como faz quest?o de enfatizar o presidente da Associa??o, que est? no cargo h? 32 anos, Jo?o Theod?sio Ara?jo, "s? quem conhece o trabalho pessoalmente entende porque em Juiz de Fora, cego n?o pede esmola."


Um trabalho de 59 anos

Ao longo de 59 anos, a Associa??o dos Cegos de Juiz de Fora teve grandes mudan?as. Atrav?s de doa?es, a antiga casa foi substitu?da por dois pr?dios, que contam com diversos departamentos. O trabalho desenvolvido ? ?nico na regi?o, atraindo deficientes visuais de diversos estados brasileiros.

O presidente da associa??o,
Jo?o Theod?sio Ara?jo, que hoje
cumpre seu 16? bi?nio no cargo

Entre os projetos da entidade est?o as aulas de "Atividade de Vida Di?ria", que ensinam crian?as e adultos a terem desenvoltura com rotinas dom?sticas. Para as crian?as, a aula de AVD ensina como escovar os dentes, vestir corretamente as roupas, cal?ar os sapatos, entre outras tarefas. Para donas de casa, as aulas mostram como cozinhar, lavar, passar, sem que as deficientes precisem da ajuda de outros.


Aula de AVD - Atividade da Vida Di?ria,
que prepara as deficientes visuais
para serem aut?nticas "donas de casa"

No departamento de Locomo??o e Mobilidade, os deficientes aprendem como transitar pelas ruas da cidade em seguran?a. Com aulas pr?ticas, eles conseguem se orientar, inclusive, seguindo a dire??o do vento. Al?m de poderem se locomover com facilidade, os internos exercem atividades lucrativas. Alguns confeccionam espetinhos de churrasco, outros fabricam pe?as artesanais e o trabalho ? vendido na cidade.

Aula de "Locomo??o e Mobilidade",
que desenvolve os sentidos

Aula de artesanato, sob dire??o
de um artista pl?stico

A Associa??o possui tamb?m uma cl?nica oftalmol?gica, um bloco cir?rgico e uma ?tica, que ficam abertos ao p?blico em geral. A ?tica tem maquin?rio pr?prio para confeccionar lentes e recebe encomendas de diversas ?ticas da regi?o. As arma?es recebidas atrav?s de doa??o da comunidade s?o reformadas e doadas a pessoas carentes com problemas visuais. O Banco de Olhos, fundado em 1983, conta com aproximadamente 8 mil doadores.

Na mini-academia de gin?stica, que tamb?m ? aberta ao p?blico, os deficientes trabalham a reabilita??o f?sica e motora. Os atletas participam de competi?es nacionais como a corrida de S?o Silvestre, e exibem medalhas e trof?us. Em Juiz de Fora acontece todo ano, no segundo domingo de agosto, a Corrida R?stica da Associa??o dos Cegos.

Mini academia de atletismo e muscula??o,
treinando atletas para competi?es esportivas