Seminário Santo Antínio completa 82 anos

Por

S?bado, 01 de mar?o de 2008 atualizada ?s 10h01

Semin?rio Santo Ant?nio completa 82 anos em Juiz de Fora



* Da Reda??o

O Semin?rio Arquidiocesano Santo Ant?nio celebra seu 82? anivers?rio neste s?bado, 01 de mar?o. A comemora??o vai ser marcada por uma missa festiva, ?s 10h30, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Eurico dos Santos Veloso, e concelebrada pelos padres convidados, na capela da pr?pria institui??o.

A trajet?ria do Semin?rio ? marcada pela forma??o de mais de 400 padres, entre bispos e um cardeal. Atualmente, a institui??o conta com 29 seminaristas que fazem cursos de teologia e filosofia. Al?m disso, existem mais cinco jovens organizados na comunidade proped?utica (um per?odo que antecede e prepara a entrada para o semin?rio), e dois no tiroc?nio pastoral (que ? quando o jovem termina os estudos e vai se preparar para as ordena?es diaconal e presbiteral).

Segundo o reitor padre Jo?o Justino de Medeiros Silva, o maior foco do semin?rio ? a prepara??o de novos padres, mas outras atividades tamb?m s?o realizadas em conjunto com esse trabalho. "Al?m da forma??o sacerdotal, que ? a primeira e mais importante das atividades, o semin?rio tamb?m ? uma refer?ncia de estudo para a cidade em toda parte acad?mica. Temos ainda uma grande biblioteca, ? uma casa de encontros e acolhe pessoas para retiros", explica.

Hist?ria do Semin?rio

O Semin?rio Arquidiocesano Santo Ant?nio tornou-se uma refer?ncia na regi?o e em todo o pa?s e ? reconhecido por ser o ber?o da forma??o de muitas personalidades eclesi?sticas importantes para o Brasil.

Entre os sacerdotes que estudaram na institui??o est?o o arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales; de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o bispo em?rito de Caratinga, Dom Jos? Eug?nio Corr?a e o cardeal Arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo. No semin?rio tamb?m foi formado o primeiro padre surdo do pa?s e segundo do mundo, Mons. Vicente de Paulo Penido Burnier.

Fundado em 1926, pelo primeiro bispo da Diocese de Juiz de Fora, Dom Justino Jos? de Santana, o Semin?rio Santo Ant?nio foi criado para ser um estabelecimento de ensino secund?rio e superior com o objetivo de educar os jovens que se destinavam ao sacerd?cio. As primeiras instala?es localizavam-se ? Rua Halfeld, n? 1093, pr?ximas ? Academia de Com?rcio, em uma casa alugada. A precariedade do local e o aumento do n?mero de voca?es fizeram com que se tornasse necess?rio a constru??o de um novo espa?o para a instala??o definitiva do semin?rio.

A pedra fundamental do novo pr?dio foi lan?ada no dia 05 de janeiro de 1927. Em abril do mesmo ano, Dom Justino celebrou uma missa no p?tio externo com a b?n??o da pedra fundamental do edif?cio da Capela do Semin?rio, que foi inaugurada no dia 13 de novembro de 1953. Anos mais tarde, a capela foi demolida para a amplia??o do antigo pr?dio.

Ap?s v?rias reformas, o Semin?rio Santo Ant?nio conta hoje com ampla ?rea externa, possuindo em seus limites uma capela, uma casa antiga ? do antigo pr?dio, onde reside a comunidade de Filosofia -, uma quadra poliesportiva, uma piscina, um a?ude, v?rias nascentes de ?gua, um campo de futebol, al?m de uma vasta ?rea verde.

O pr?dio principal possui uma biblioteca, salas de aula, um audit?rio, cozinha e refeit?rio, cantina, quartos (que podem ser alugados para encontros, retiros e hospedagens em geral), Centro da Mem?ria da Arquidiocese de Juiz de Fora, Comunidade de Teologia, al?m de salas para Administra??o, Secretaria, Dire??o Espiritual, Diret?rio Acad?mico e a Reitoria.

Informa?es enviadas pela Assessoria de Comunica??o da Arquidiocese de Juiz de Fora