Segunda-feira, dia 12 de novembro de 2007, atualizada ?s 15h28

Aumenta em mais de 25% o n?mero de casos estelionatos em Juiz de Fora. Golpes por telefone t?m queda


Thiago Werneck
Rep?rter

Golpes como de falso mec?nico, bilhete premiado cresceram 25% em Juiz de Fora, nos primeiros nove meses do ano. At? o dia 30 de setembro, 449 ocorr?ncias de estelionato foram registradas pela Pol?cia Militar (PM), contra 357 do mesmo per?odo, no ano passado. Al?m dos golpes, os cheques sem fundo tamb?m engrossam essa estat?stica.

O aumento nesse tipo de crime, refor?a o alerta da Pol?cia: sempre desconfiar de pessoas que oferecem pr?mios, recompensas e dinheiro f?cil. Em caso de tentativa de golpe, a PM deve ser acionada imediatamente atrav?s do telefone 190.

Tamb?m ? preciso aten??o nos golpes por telefone. De janeiro a setembro de 2007, aconteceram 22 casos desse em Juiz de Fora. Geralmente, o criminoso liga dizendo que a pessoa foi premiada ou tem direito a receber alguma indeniza??o, desde que ela deposite em uma conta indicada. O dep?sito ? realizado e a v?tima fica sem receber nada.

No caso do golpe pelo telefone, em 2007 a PM registrou tr?s ocorr?ncias a menos do que em 2006. Mesmo com a queda, o rela?es p?blicas da PM, Major Lucio Mauro Campos refor?a que ? bom ficar sempre em alerta tanto em liga?es recebidas, como na rua. "Ningu?m d? pr?mios pedindo algo em troca. Tem que ter aten??o, buscar e checar se as informa?es s?o verdadeiras. S? assim vamos reduzir ainda mais o n?mero de crimes como esse".