PF contabiliza quase quatro mil registros de armas em 2008

Por

Segunda-feira, 26 de janeiro de 2009, atualizada ?s 12h26

PF contabiliza quase quatro mil registros de armas em 2008


Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

O setor de armas da Superintend?ncia da Pol?cia Federal em Juiz de Fora recebeu 3.827 pedidos de cadastramento e recadastramento de armas de fogo entre os meses de janeiro e dezembro de 2008.

O prazo para registro e renova??o do certificado terminou em 31 de dezembro do ano passado. Para quem n?o cadastrou ou recadastrou a arma, a solu??o, agora, ? entreg?-la ? Pol?cia Federal (PF). Caso contr?rio, o equipamento estar? ilegal. Tamb?m em 2008, o setor contabilizou 1.270 devolu?es de armas. Os propriet?rios que fizerem a entrega ainda podem se beneficiar da indeniza??o, que varia de R$ 100 a R$ 300, conforme o modelo de cada arma.

A Pol?cia Federal alerta que quem n?o entregar, registrar ou renovar o registro ter? sua arma apreendida e poder? ser preso. Para a entrega, o propriet?rio precisa preencher, em via ?nica, uma guia de tr?nsito no site da PF. S? assim, o transporte da arma at? a delegacia estar? autorizado. Tamb?m ? preciso preencher o requerimento de indeniza??o, por?m em tr?s vias. A indeniza??o ser? paga em, no m?ximo, 30 dias. O Estatuto do Desarmamento foi aprovado em dezembro de 2003.