Reitora da UFJF toma posse hoje

Diário Oficial publica nomeação de
Margarida Salomão para reitora da UFJF

Repórter: Luciana Mendonça
04/09/98

A nomeação da professora Margarida Salomão para o cargo de reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi confirmada hoje com publicação no Diário Oficial. A posse será hoje mesmo, no gabinete do Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza.

Devido à greve dos professores e servidores da UFJF neste ano, houve um atraso no envio da lista tríplice ao MEC. Por isso o Ministério ainda teria 30 dias de prazo para indicar o substituto de Renê Gonçalves de Matos, mas resolveu antecipar a nomeação. Margarida obteve 56% dos votos na pesquisa feita na comunidade acadêmica. O resultado foi confirmado pelo Colégio Eleitoral, responsável pelos nomes da lista tríplice enviados ao MEC.

O ex-reitor Renê Matos, em um balanço de sua administração, afirmou que, mesmo com a precária conjuntura nacional, a UFJF obteve progressos: o número de professores com títulos de mestres e doutores aumentou em 25% nos últimos quatro anos. Ele destacou também a importância da criação de uma Pró-reitoria específica no campo da pesquisa, que antes não existia.

Renê acrescentou também que, em seu mandato, houve um estímulo à concessão de bolsas de estudo, através de contatos com órgãos financiadores de projetos. Outra medida positiva destacada pelo ex-reitor foi a atuação do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), que conta com 10 empresas incubadas e um laboratório de prestação de serviços nas áreas de humanas, saúde e exatas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.