Reitora da UFJF toma posse hoje

Di?rio Oficial publica nomea??o de
Margarida Salom?o para reitora da UFJF

Rep?rter: Luciana Mendon?a
04/09/98

A nomea??o da professora Margarida Salom?o para o cargo de reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi confirmada hoje com publica??o no Di?rio Oficial. A posse ser? hoje mesmo, no gabinete do Ministro da Educa??o, Paulo Renato de Souza.

Devido ? greve dos professores e servidores da UFJF neste ano, houve um atraso no envio da lista tr?plice ao MEC. Por isso o Minist?rio ainda teria 30 dias de prazo para indicar o substituto de Ren? Gon?alves de Matos, mas resolveu antecipar a nomea??o. Margarida obteve 56% dos votos na pesquisa feita na comunidade acad?mica. O resultado foi confirmado pelo Col?gio Eleitoral, respons?vel pelos nomes da lista tr?plice enviados ao MEC.

O ex-reitor Ren? Matos, em um balan?o de sua administra??o, afirmou que, mesmo com a prec?ria conjuntura nacional, a UFJF obteve progressos: o n?mero de professores com t?tulos de mestres e doutores aumentou em 25% nos ?ltimos quatro anos. Ele destacou tamb?m a import?ncia da cria??o de uma Pr?-reitoria espec?fica no campo da pesquisa, que antes n?o existia.

Ren? acrescentou tamb?m que, em seu mandato, houve um est?mulo ? concess?o de bolsas de estudo, atrav?s de contatos com ?rg?os financiadores de projetos. Outra medida positiva destacada pelo ex-reitor foi a atua??o do Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (Critt), que conta com 10 empresas incubadas e um laborat?rio de presta??o de servi?os nas ?reas de humanas, sa?de e exatas.