• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade

    Demlurb e suas mil utilidades

    21/10/98



    Procurando envolver a comunidade nos trabalhos que realiza, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Endereço Av Francisco Valadares, 1000; Poço Rico e home-page www.pjf.jfa.mg.gov.br/demlurb) criou os programas Troca de Lixo por Leite e Comunidade Limpa, Morador Saudável. São oferecidas ainda 7 opções de serviços: Alô Demlurb, apreensão de animais, capina, coleta convencional, coleta seletiva, fiscalização das margens do Paraibuna e varrição. Saiba como funciona cada um deles e aproveite os benefícios.

    Troca de lixo por leite

    O programa foi lançado em maio de 97 durante o Mutirão da Saúde no Bairro Santo Antônio. Cerca de 95% do lixo arrecadado é reciclável. Fogões, sucata de ferro, pneus, latas, papelão, garrafa plástica e vidro são objetos mais freqüentes. Cada 10kg de lixo eqüivalem a 1 litro. Após a pesagem, a pessoa recebe um ticket que é trocado no Posto do Demlurb instalado no local. Em cada Mutirão são recolhidas em média 6,5 toneladas, o que equivale a 650 litros de leite. Até o mês de setembro, 33 bairros foram atendidos e recolhidas 200 toneladas de lixo reciclável. O material é imediatamente enviado para a Usina de Reciclagem onde é prensado e depois vai a leilão. No último, realizado em julho desse ano, foram arrecadados R$10,8 mil. De acordo com o assessor do Demlurb, Giancarlo Creso Castegliani, a finalidade do programa é premiar aquele que se preocupa com a limpeza de seu bairro.

    Comunidade Limpa, Morador Saudável

    É um grande mutirão de limpeza realizado em bairros das cidades, todas as semanas entre quarta e sábado. São 150 funcionários envolvidos no trabalho, além de 12 a 20 caminhões, um trator, uma pá carregadora e uma moto niveladora. A população colabora ao colocar o lixo de sua residência na calçada, como móveis antigos e sucata. A escolha do bairro se dá através de um sorteio realizado no Demlurb, todas as quartas-feiras. O presidente da SPM é imediatamente comunicado e divulga o serviço para a comunidade.

    Alô Demlurb

    Através da linha telefônica 690-3500, no horário de 7:00 às 19:00, a comunidade pode fazer reclamações, denúncias e solicitar serviços como capina, varrição, coleta e apreensão de animais. Através do Alô Demlurb, quem tiver interesse pode adotar um cão apreendido. Além do telefone, o contato pode ser feito por e-mail: demlurb@demlurb.pjf.jfa.mg.gov.br

    Apreensão de animais

    O Demlurb apreende os animais que são abandonados em via pública e os leva para o curral ou canil do departamento, onde recebem tratamento veterinário. O objetivo da apreensão é evitar a proliferação de doenças e acidentes. São 8 funcionários e 2 veículos disponíveis para o serviço.

    Capina

    É realizada por 6 turmas, uma delas é terceirizada, outra formada por detentos da Penitenciária de Linhares. As demais são compostas por servidores públicos. Cada uma trabalha num determinado bairro, mas há ocasiões em que é realizado mutirão. Há uma equipe que cuida da programação mensal do serviço. Além de atender às sugestões recebidas pelo Alô Demlurb, a equipe percorre todos os dias as ruas da cidade para verificar se há necessidade de capina.

    Coleta

    A coleta domiciliar é feita nos bairros, de segunda a sábado, a partir das 8 horas. Na área central, o trabalho é feito após as dezoito horas, para evitar transtornos ao comércio. São realizados também os serviços de coleta especial e hospitalar. A especial recolhe o lixo de grandes estabelecimentos como restaurantes e supermercados. Já a coleta do lixo hospitalar é feita por um caminhão adequado ao acondicionamento do lixo tóxico. Ambas funcionam de segunda sábado, a partir das 8h.

    Coleta Seletiva

    O caminhão coleta os materiais recicláveis como papéis, plásticos e metais que foram previamente separados. Cerca de 90 bairros são atendidos pelo serviço. Para complementar o trabalho dos garis, há, em pelo menos 44 bairros, Postos de Coleta Seletiva. Os PCS são conteiners dotados de 4 compartimentos (vidro, metal, papel, plástico), onde a população pode depositar separadamente o lixo reciclável.

    Fiscalização das margens do Rio Paraibuna

    Com o auxílio de dois barcos, quatro servidores do Demlurb navegam pelo rio entre 8 às 17 horas de segunda a sexta. Além de fiscalizar, os garis limpam as margens do Paraibuna e recolhem os animais mortos.

    Varrição

    É realizada diariamente na área central da cidade e nas principais ruas dos bairros onde há concentração de estabelecimentos comerciais. Nos outros locais, o serviço é feito na forma de mutirão. Cerca de 85 bairros são atendidos nesse esquema, que tem freqüência de uma varrição por mês.

    O Departamento Municipal de Limpeza Urbana conta ainda com a Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo e com o Aterro Sanitário. A usina foi adquirida em 1988 e está instalada próximo ao bairro Benfica. Foi projetada para funcionar com dois módulos de seleção e de trituração de matéria orgânica com capacidade de 80 toneladas por dia cada uma. Conta também com um setor de cura (fermentação da matéria orgânica) e uma unidade de peneiramento de composto. Atualmente, a usina separa em média 12 toneladas de material possível de ser reciclado. O Aterro Sanitário fica na BR-040, próximo à cidade de Matias Barbosa. A Prefeitura, a Câmara de Vereadores e alguns ambientalistas estão procurando um novo local para o aterro, evitando a proximidade com o centro da cidade, a fim de impedir maiores prejuízos ao meio ambiente.

    Colaboração Emilene Campos,
    estudante do 7º período
    da Faculdade de Comunicação da UFJF

    .

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.