Uma melhor op??o de vida

9/11/98

Parece que os cariocas que se mudam para Juiz de Fora decidem mesmo adotar a cidade. Eles t?m deixado de lado as praias e as infinitas op?es de lazer que o Rio de Janeiro oferece, em troca de uma cidade mais tranq?ila e segura. Como se n?o bastasse, pelo menos a maioria, se apaixona e v? na cidade a chance de se ter uma qualidade de vida melhor.

Bem diferente do Rio, Juiz de Fora est? longe daquela realidade de viol?ncia, engarrafamento, preocupa?es e medos. ?A verdade ? que Juiz de Fora tem tudo que uma cidade grande tem, menos os problemas de uma cidade grande?, afirma Osmar Chor, editor de jornalismo da TV Panorama, (Rua Ewbanck da C?mara, 46; Manoel Hon?rio) que vive aqui h? quase tr?s anos e n?o pretende voltar para o Rio. Como ele, muitas pessoas que se mudaram para Juiz de Fora concordam que a cidade possui boas escolas, bons hospitais, grandes ind?strias e um com?rcio muito farto. Al?m disso, existe mais um fator que faz com que a cidade seja uma boa op??o de vida: a sua localiza??o estrat?gica. Ela fica perto de dois grandes centros, S?o Paulo e Rio de Janeiro e est? expandindo cada vez mais seu mercado.

N?o s? por causa da proximidade, mas tamb?m pelas influ?ncias resgatadas do Rio, Juiz de Fora possui uma identidade muito grande com a capital fluminense. ?O juizdeforano tem muito pouco do mineiro. Ele tem um pouco da desconfian?a do mineiro, mas ele ? muito mais carioca?, explica Mila Moreano, que tamb?m trabalha na TV Panorama, como rep?rter. Ela concorda que h? semelhan?as culturais entre as duas cidades at? na maneira de se vestir, de agir e de falar. Muitos ainda dizem que o esp?rito das pessoas ? carioca, elas gostam de estar na rua, de estar na noite e s?o, sobretudo, alegres.

Colabora??o: Flavia Ferreira,
estudante do 4? per?odo
da faculdade de Comunica??o da UFJF