Deficientes f?sicos lutam por igualdade de direitos

26/11/98

O preconceito, a dificuldade da falta de transportes e, o que ? pior - o descaso das pessoas no dia-a-dia. Esses s?o os principais obst?culos que os portadores de defici?ncia t?m que enfrentar. Apesar de a maioria ter plena condi??o de trabalho e de levar uma vida normal, muitas vezes s?o impedidos por barreiras impostas pela pr?pria sociedade.

Segundo Maria Val?ria de Andrade, da CAAPD - Coordenadoria de Apoio e Assist?ncia ? Pessoa Deficiente (Rua S?o Sebasti?o, n?750), o trabalho desenvolvido por eles ? o de coordenar a pol?tica em rela??o ?s quest?es dos deficientes. A Coordenadoria conscientiza estas pessoas de seus direitos e deveres e faz um trabalho de articula??o com as secretarias municipais e estaduais e com os v?rios servi?os oferecidos, a fim de trazer a discuss?o da import?ncia de se incluir pessoas portadoras de defici?ncia na sociedade.

A preocupa??o maior da CAAPD ? mostrar aos ?rg?os sociais as dificuldades dos deficientes nas ?reas de sa?de, educa??o, transporte e mercado de trabalho. "? necess?rio que exista uma sociedade que se prepare e se adapte ?s necessidades do deficiente", afirma Maria Val?ria. Contudo, hoje j? podemos observar alguns avan?os.

Em Juiz de Fora, j? existem dois ?nibus adaptados para pessoas deficientes. Um ? da linha Av. Rio Branco e o outro liga o Centro a Benfica. Estes ?nibus t?m uma rampa, que facilita a subida de cadeiras de rodas. Existem tamb?m quatro ve?culos utilit?rios, duas vans e duas towners, que fazem o sistema porta a porta. Estes carros s?o usados para pessoas que vivem situa?es mais cr?ticas.

Projetos da CAAPD:

A Coordenadoria tem v?rios projetos a serem realizados como a inser??o do deficiente ao mercado de trabalho. Hoje ela j? conseguiu alguns resultados, pois cem pessoas est?o trabalhando e algumas fazendo treinamento e est?gios. Um exemplo ? o trabalho em parceria com a UFJF, no qual a Universidade abriu um campo de est?gio para a integra??o dos deficientes. Um outro projeto ? o do passe livre, em que as pessoas deficientes com renda at? tr?s sal?rios m?nimos, tenham acesso gratuito nos transportes p?blicos.

A CAAPD enfatiza, sobretudo, os projetos de cidadania, que se baseiam em cursos, palestras, semin?rios para conscientizar o deficiente que ele tem condi?es de levar uma vida absolutamente normal.

Colabora??o: Flavia Ferreira,
estudante do 5? per?odo
da Faculdade de Comunica??o Social da UFJF