UFJF comemora Dia da Defesa da Universidade

07/12/98

Uma sess?o especial no plen?rio da C?mara Municipal de Juiz de Fora marca a comemora??o do Dia da Defesa da Universidade. O evento acontece no dia 10 de dezembro, ?s 14h30 e conta com a organiza??o da Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus Universit?rio), da C?mara (Rua Halfeld, s/n), dos Sindicatos dos Professores e Servidores da UFJF, e do Diret?rio Central dos Estudantes.

A Dia Nacional da Universidade foi institu?do no ano passado, pela Associa??o Nacional dos Dirigentes das Institui?es Federais de Ensino Superior. Em Juiz de Fora, o presidente da C?mara, vereador Eduardo de Freitas, vai presidir a sess?o, que, al?m dos professores, funcion?rio e alunos, ter? a presen?a de lideran?as pol?ticas da regi?o e da comunidade em geral.

O objetivo da comemora??o da data, de acordo com informa?es da assessoria de comunica??o da Reitoria, ? o de envolver as bancadas estadual e federal de Juiz de Fora, na defesa da Universidade de Juiz de Fora, que ? um dos patrim?nios p?blicos mais expressivos da Zona da Mata. A UFJF ? respons?vel pelo atendimento de mais de 8 mil alunos, nos ensinos fundamental, m?dio e superior, produz conhecimento atrav?s de dezenas de n?cleos de pesquisa, e executa m?ltiplas atividades de extens?o comunit?ria.

A reitora Margarida Salom?o pretende, durante a sess?o na C?mara, reiterar seu compromisso de uma Universidade Popular, projeto que inclui a revis?o dos crit?rios de ingresso na gradua??o, a amplia??o das vagas e do card?pio de cursos e servi?os, o funcionamento noturno e a operacionaliza??o da educa??o ? dist?ncia.