Permear ? Preservando a Cultura de Juiz de Fora

A cidade agora conta com uma ONG empenhada em despertar
na comunidade o interesse pela preserva??o de seu patrim?nio

14/01/99

Nasceu, h? menos de um ano em Juiz de Fora, o Programa de Estudos e Revitaliza??o da Mem?ria Arquitet?nica e Art?stica, Permear, criado a partir de um sentimento m?tuo de conscientiza??o da preserva??o da cultura da cidade e da regi?o. O Permear ? uma ONG- Organiza??o N?o Governamental, sem fins lucrativos e foi fundado em 9 de abriu de 98. A entidade articula pessoas e grupos interessados na preserva??o dos bens culturais da regi?o e prega a valoriza??o de sua hist?ria.

Para Marcos Olender, professor do curso de arquitetura da UFJF, respons?vel pela restaura??o do patrim?nio hist?rico de Ouro Preto e criador do manifesto do Permear, seu objetivo ? despertar a cidadania da popula??o. ?O manifesto fala da necessidade de conhecer a cidade e reconhecer-se em sua hist?ria e cultura. Enquanto n?s n?o conhecemos algu?m de verdade, podemos apenas nos apaixonar, para amar ? preciso conhecer. E amando nossa cidade sentimos a necessidade da conserva??o de sua cultura, seus costumes e sua hist?ria. O grande barato do Permear ? a preserva??o do patrim?nio cultural de Juiz de Fora, n?o apenas de um grande monumento arquitet?nico, mas tamb?m de antigas receitas de bolo, de dan?as t?picas e tudo que engloba suas tradi?es.?

Suas principais atividades s?o a elabora??o e execu??o de projetos de preserva??o, conserva??o, restaura??o e revitaliza??o do patrim?nio cultural, assessoria t?cnica e cient?fica a atividades desenvolvidas na ?rea e a promo??o de a?es educativas voltadas para a valoriza??o desse patrim?nio. A entidade j? promoveu palestras como ?O pai faz. O filho herda. E os netos?? da professora Maria Elisa Baroni, em agosto de 98. Al?m da promo??o da oficina de patrim?nio na MAU - Mostra de Arquitetura e Urbanismo, em novembro; a elabora??o do projeto de restaura??o arquitet?nica e art?stica da igreja de S?o Jos? das Tr?s Ilhas (em andamento) e a articula??o de outros projetos na cidade de Juiz de Fora.

Mas a espinha dorsal do Permear s?o suas reuni?es que acontecem ?s sextas-feiras ?s 18h no Clube S?rio e Liban?s (Av. Rio Branco, 3480; Passos). Onde s?o apresentados e discutidos novos projetos. Pode participar qualquer pessoa da comunidade, sendo apresentada por um s?cio. O candidato a integrante do Permear dever? preencher uma fica com dados pessoais que ser? avaliada pela assembl?ia, onde todos decidir?o sobre sua ingress?o. O Permear mant?m entre seus s?cios uma mensalidade simb?lica de 5 reais para a manuten??o das suas reuni?es.

Colabora??o: Luciana Valentin de Souza Lima,
Estudante do 5? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF