Pesquisa Top Of Mind
As marcas que est?o na cabe?a do juizforano

Empresas recebem trof?u Top of Mind 98
pelo destaque no mercado local

Rep?rter: Luciana Mendon?a
22/04/99

85 empresas locais e nacionais receberam, no ?ltimo dia 20 de abril, o trof?u Top of Mind 98, resultado de pesquisa realizada em Juiz de Fora pela Perfil Pesquisa e Consultoria, associada ? ArtNet Sistemas Internet Ltda, ? EMC2 Marketing e Comunica??o e ? Argos Comunica??o. O objetivo da pesquisa ? estabelecer um diagn?stico do mercado local, a partir do conhecimento das marcas mais lembradas pelo consumidor da cidade. Dentre os segmentos pesquisados, est?o marcas, produtos, ind?strias, com?rcio e servi?os. A cerim?nia de entrega dos pr?mios e o coquetel de confraterniza??o aconteceram no Sal?o Cristal do Clube Cascatinha, Estrada de Salvaterra, s/n.

A divulga??o da pesquisa foi feita pela Internet, atrav?s do site JF Service, no endere?o http://www.acessa.com/tom98/indice.php. De acordo com os respons?veis pelo trabalho, ?de uma forma direta, o Top of Mind revela o posicionamento das marcas no imagin?rio e na lembran?a do consumidor, ao mesmo tempo que estabelece o lugar que cada uma delas ocupa na mem?ria dos entrevistados. Indiretamente, empres?rios e profissionais de marketing podem se valer de um instrumento poderoso e eficiente para analisar o consumo, a venda e a credibilidade do seu produto.?

A entrega dos trof?us aos representantes das empresas vencedoras na pesquisa foi feita pelo diretor da EMC2, Luiz Guilherme Pereira, pelo diretor da ArtNet, M?rcio Guimar?es de Faria, pelos consultores da Perfil, Gilberto Salgado e Eduardo Cond? e pela diretora da Argos, Gisele Cid. (Na foto, da esquerda para a direita, respectivamente.)

A metodologia utilizada na pesquisa Top of Mind foi desenvolvida pela primeira vez nos EUA, no final da d?cada de 50, por Thomas Springfield. O modelo foi empregado, no in?cio dos anos 90 no Brasil, pelo jornal Zero Hora e, a partir da?, tornou-se parte fundamental de qualquer estrat?gia de marketing. Em Juiz de Fora, o m?todo vem sendo empregado h? dois anos. Para 1999, os coordenadores afirmam que j? ser? poss?vel medir as oscila?es do ranking.

Como exemplo dos resultados da pesquisa, pode-se citar a categoria bebida e alimenta??o. Quando perguntadas sobre qual o nome que lhes vem ? cabe?a quando se fala em caf?, a maioria das pessoas (67,19%) respondeu Toko. Os outros cinco nomes mais lembrados foram, nessa ordem, Caf? Bom Dia (5,73%), Da Casa (4,69%), Donalice (4,69%), Tr?s Cora?es (2,78%) e Caf? C?mara (1,39%).

O gerente do Caf? Toko, Loir Cl?ves Pereira, recebeu o pr?mio Top of Mind em nome da empresa (foto ao lado).



Entre os vencedores da pesquisa est?o tamb?m a Churrascaria Gramado e o Instituto Vianna J?nior, que receberam o pr?mio, respectivamente, atrav?s dos empres?rios Jos? Ara?jo Filho (foto ? esquerda) e Romeu de Mattos Vianna.
A cobertura completa da entrega do Trof?u Top of Mind 98, com fotos de todos os vencedores, estar? brevemente na home-page www.jfservice.com.br/tom98/indice.php .