Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 12/02/2016

Cuidados para combater a dengue dentro de casa

No Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas foram diagnosticados com dengue no ano de 2015. A faixa etária é variada, afetando crianças, jovens, adultos e muitos idosos. Com a propagação demasiada desta doença, cada cidadão brasileiro, deverá ter consciência plena e absoluta para ajudar no combate, começando dentro das próprias casas. A saúde traz benefícios para o nosso bem estar, garante maior resistência do nosso organismo e está acima de tudo.

A maioria das pessoas não percebem as situações de risco que podem existir dentro de suas própria casas, como os possíveis criadouros deste terrível e ameaçador inseto, que elas deixam propagar, por descuido ou falta de informação, mesmo divulgadas nas mídias de maneira geral. O acúmulo de entulhos, lixos, resíduos de materiais para descarte, dentro dos seus quintais ou áreas externas e internas podem criar focos do mosquito transmissor, representando um perigo eminente.

Causador

O principal causador da dengue é um vírus transmitido pelos mosquitos vetores do gênero AEDES AEGYPTI, popularmente denominado de pernilongo. Possui o tamanho menor do que um pernilongo comum, tem como característica a cor escura e rajados de branco, pica principalmente durante o dia. Desenvolve-se em águas limpas e sujas, por adaptar-se ao meio. A febre Chikungunya e o Zika Vírus, são causados pelo mesmo mosquito, apresentando sintomas semelhantes.

Dengue

A febre alta de início súbito, fortes dores de cabeça e no corpo, são os principais sintomas. Náuseas e vômitos podem ocorrer, como erupções e manchas vermelhas sobre a pele. Recomenda-se reidratar o corpo com ingestão de líquidos, repouso absoluto e evitar o uso de medicamentos à base de Acetil Salicílico. Incubação de 3 a 15 dias, em média de 5 a 6 dias, conforme dados do Ministério da Saúde.

Para evitar

Na água parada depositada em recipientes com ou sem intensidade de luz, pode ocorrer a rápida reprodução do mosquito transmissor. O calor demasiado e as chuvas de verão, com a variação da temperatura, contribuem para o caos alarmante da proliferação das larvas. Entre algumas dicas e cuidados básicos para adotar e evitar, dentro e fora de casa, destacamos:

. Pratos com água parada em vasos de plantas (coloque pedras ou areia de boa procedência).
. Jarras com flores sem troca de água (troque todos os dias ou use areia higenizada, como gel para plantas e vegetação ).
. Plantas que acumulem água como bromélias
. Baldes e bacias com água sem uso
. Vasos sanitários abertos (recomenda-se fechar e promover sempre a limpeza diária)
. Água parada dentro de box do banheiro, assim como em banheiras e ofurôs
. Garrafas pet ou de vidro, vazias e sem tampa com acúmulo de água
. Porta escovas de dentes que acumulem boa quantidade de restos de água
. Copos esquecidos com águas e sucos (os sucos perdem a concentração ácida, voltam para o estado incolor, use telas de tule, para proteção)
. Vasilhas pet (cães e gatos), limpe no mínimo três vezes ao dia e troque a água
. Copos descartáveis e tampas, potes de iogurte, caixas de leite, jogados fora do lixo reciclável
. Calhas sem limpeza
. Piscinas com o cloro abaixo do recomendado, servindo como criadouro (utilize o índice de cloro sugerido e outros componentes reagentes que inibem bactérias e vírus)
. Pneus parados
. Latas e sacos de lixo jogados de qualquer maneira
. Canteiros de plantas que acumulem água (utilize areia ou pedras)
. Cadeiras e espreguiçadeiras de piscinas, como bóias infláveis que acumulem água
. Frutas amadurecidas demais dentro de casa (o mosquito alimenta da seiva doce)
. Gavetas de geladeira com auto descongelamento, que acumulem água, necessário limpar uma vez por semana.

A fêmea é a responsável por picar as pessoas, ela alimenta do sangue dos mamíferos para o amadurecimento de seus ovos, geralmente conseguem voar até 1,5 metro de altura. O aroma adocicado da seiva de determinadas plantas e frutas também são alimentos para a sua sobrevivência. O único jeito de amenizar esta situação caótica é eliminar os focos, pois assim a dengue reduzirá seus índices em nossa cidade. Ah, você pode denunciar também, aquele vizinho indisciplinado ou qualquer local abandonado, lembrando sempre que a dengue pode matar!

As fotos abaixo produzem alguns exemplos e situações.

Ficha técnica:

Disque dengue : 32 3690-72-90
Prefeitura de Juiz de Fora : www.pjf.mg.gov.br
Ministério da Saúde


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Cuidados para combater a dengue dentro de casa