Anivers?rio da cidade

Juiz de Fora tem motivos para
comemorar seus 149 anos?

Colabora??o:Emilene Campos
26/05/99

No dia 31 de maio, Juiz de Fora completa 149 anos. Em meio ? crise econ?mica que o pa?s atravessa, ser? que a cidade teria raz?es para festejar este anivers?rio? Para o Prefeito Tarc?sio Delgado, a principal raz?o para celebrar a data ? a abertura de novos postos de trabalho, como o Carrefour, o Call Center e a Mercedes Benz. O diretor do Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (CRITT), Maur?lio da Costa Souza, acredita que os ?ltimos cinco anos foram determinantes para o desenvolvimento da cidade. ?A vinda da montadora Mercedes-Benz, por si s?, n?o trouxe tantos benef?cios, mas criou um clima de otimismo, que abriu os olhos dos investidores para a potencialidade de Juiz de Fora?, afirma o diretor.

J? o Coordenador do Setor de Qualifica??o Profissional do Programa de Gera??o de Empregos e Renda da Secretaria do Estado, Paulo Mariano, n?o encara com tanto otimismo a situa??o do emprego em Juiz de Fora. Ele cita algumas empresas que foram fechadas recentemente como a Facit, Schmidt Embalagens** ["Em novembro de 2001, foi autorizada, em decis?o in?dita no pa?s, a reabertura da empresa (...)". Saiba mais no fim da mat?ria] e a F?brica de Cobertores S?o Vicente. ?Em rela??o a outras cidades do pa?s, Juiz de Fora sai na frente correndo atr?s do preju?zo?, admite Paulo Mariano.

Embora o munic?pio ainda n?o disponha de uma pesquisa sobre a rela??o emprego-desemprego, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Minist?rio do Trabalho revelam que no setor industrial a taxa de desligamentos (6721) em 1998 em Juiz de Fora foi maior que a de admiss?es (6313). Mas o com?rcio e a presta??o de servi?os apresentaram ?ndices positivos. No com?rcio, 928 pessoas foram empregadas e no setor de servi?os, 292.

Al?m de atrair investidores de outros estados e pa?ses, Juiz de Fora vem incentivando a cria??o de empresas de base tecnol?gica. Programas como o Agrosoft, G?nesis e Techgeraes oferecem recursos financeiros e apoio tecnol?gico e empresarial a este tipo de iniciativa. Apesar disso, o Diretor do CRITT afirma que ?faltam incentivos fiscais e facilidades de instala??o, como a cria??o de um parque tecnol?gico, para que as empresas possam se desenvolver?.

O Prefeito explica que j? existe um projeto para constru??o do local apropriado para este tipo de empresa: o Centro Contempor?neo. O Banco do Povo, que oferece financiamento ?s pequenas empresas, tamb?m foi citado como uma das alternativas aos empreendedores.

Se h? pol?mica em rela??o aos setores econ?micos e tecnol?gicos, no cultural a situa??o ? diferente. Um dos destaques ? o Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga. Organizado pelo Centro Cultural Pr?-M?sica, Av. Bar?o do Rio Branco, 2329. O evento integra o calend?rio nacional de m?sica erudita e vem projetando Juiz de Fora para o cen?rio mundial. O festival re?ne mais de 1000 artistas, entre professores, estudantes e concertistas.

Al?m do resgate da mem?ria musical do Brasil Col?nia, as apresenta?es j? se constituem numa op??o de lazer para o juizforano, durante o m?s de julho. A diretora do Centro Cultural Pr?-M?sica, Maria Isabel de Souza Santos, sente-se gratificada com a resposta da popula??o: ?Juiz de Fora est? respondendo ao trabalho realizado, reconhecendo o que ? feito pela entidade?. As exposi?es que acontecem na Galeria do Pr?-M?sica j? fazem parte da agenda do juizforano. Com o Projeto ?Arte em Suas M?os? a mostra de quadros e esculturas s?o renovados periodicamente, dando oportunidade aos artistas locais de mostrarem seus trabalhos.

**

A Schmidt Embalagens Ltda., empresa fundada em mar?o de 1942, teve sua fal?ncia decretada em 1997. Em novembro de 2001, foi autorizada, em decis?o in?dita no pa?s, a reabertura da empresa, tendo em vista a sua ineg?vel capacidade de recupera??o, mormente em raz?o da tradi??o em qualidade no ramo de embalagens, reconhecida nacionalmente.

Atualmente, ainda em fase de reestrutura??o e recupera??o, a empresa, sempre fiel ?s suas ra?zes, continua a ofertar vagas no mercado de trabalho local, gerando cerca de 100 empregos diretos, al?m daqueles chamados indiretos: prestadores de servi?os, representantes comerciais, fornecedores.

O resultado do trabalho desenvolvido atualmente pela empresa veio atrav?s dos certificados SuperFor, emitidos aos melhores fornecedores do pa?s (junho/2005); certificado ISSO 9001:2000 (em maio/2006); do Pr?mio Mineiro de Excel?ncia Gr?fica, por dois anos consecutivos (2005/2006) e da participa??o como finalista do Pr?mio Nacional Fernando Pini (novembro/2006), al?m de ter sido obtido o licenciamento ambiental.

No disputado mercado de embalagens, a Schmidt tem provado seu potencial, superando com compet?ncia as dificuldades enfrentadas por toda a ind?stria nacional, demonstrando, a cada dia, que qualidade, confiabilidade e efici?ncia s?o compet?ncias que n?o se apagam com o tempo.

Texto enviado pela Schmidt Embalagens Ltda., em 21 de agosto de 2007, publicado na ?ntegra