Por


Artigo
Voc? ? aquilo que come

25/08/2000

?Voc? ? aquilo que come!? S?bio ditado indiano. A alimenta??o satisfaz o corpo e alimenta psico-emocionalmente, pois ? um dos grandes prazeres do ser humano. Voc? percebeu que diversos eventos e comemora?es importantes s?o feitos ? mesa? Voc? j? notou que quando n?o est? bem emocionalmente a comida fica ruim, sem gosto?

Mas cuidado! Uma alimenta??o, quando desbalanceada e desequilibrada, pode gerar aumento da quantidade de gordura ou perda de massa muscular do corpo, diminui??o da quantidade de ferro e vitaminas do organismo, altera?es do crescimento e desenvolvimento, redu??o do rendimento f?sico e intelectual, etc. Uma distribui??o de grupos de alimentos poder? garantir o equil?brio de sua alimenta??o:

  • Alimentos Energ?ticos (4? grupo, dos a?cares e massas)
    Devem contribuir com metade das calorias do dia, evitando-se os a?cares simples (cristal, refinado, mascavo, mel melado, rapadura). Contribuem para o fornecimento de energia para o funcionamento da ?m?quina humana?.

  • Alimentos Reguladores (3? grupo, das frutas, verduras e legumes)
    Possuem baixo n?vel de energ?tico, fornecendo vitaminas, minerais e fibras que garantem melhor rendimento e o bom funcionamento org?nico.

  • Alimentos Construtores (2? grupo, das prote?nas: leite, queijos, iogurte, carnes, feij?o, lentilha, ervilha, etc.)
    S?o importantes para manuten??o, crescimento, desenvolvimento e repara??o de tecidos. Somente 15% do valor cal?rico total da dieta vindo deste grupo ? o suficiente para o corpo.

  • Alimentos Oleaginosos (1? grupo, dos ?leos, gorduras, manteiga, requeij?o, creme de leite, castanhas, etc.)
    S?o altamente energ?ticos (9 calorias/g enquanto a?cares e prote?nas fornecem 4 calorias/g). S?o consumidos embutidos em outros alimentos (frituras, queijos, doces, tortas, chocolates, carnes, salgados, etc.) e podem, quando consumidos em alta escala e a longo prazo, levar a danos irrepar?veis (doen?as cardio-circulat?rias, obesidade, hipercolesterolemia, etc.). Seu consumo dever? ser limitado a 20% - 25% do total de calorias do dia.

Uma dieta onde se fa?a 5 ? 6 refei?es/dia (uma pequena refei??o entre desjejum e almo?o e entre almo?o e jantar) contendo um alimento de cada grupo garante o equil?brio da dieta. N?o esque?a de tomar pelo menos 8 copos de l?quido/dia (ch?s, limonada, etc.) e fazer atividade f?sica periodicamente.

Arnaldo Hamilton Pinheiro
? nutricionista, formado pela
Universidade Federal
de Vi?osa (UFV).

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br