A ativa-idade de Juiz de Fora

02/08/99

Universidade com a Terceira Idade, grupos de excurs?o, de atividades esportivas, de bailes, de teatro e at? concurso Miss 3? Idade, al?m do Pr?-Idoso da Amac, mantido pela Prefeitura. Essas s?o algumas das atividades que os idosos podem usufruir em Juiz de Fora como forma de exercitar a cidadania e estar sempre jovens.

O Pr?-Idoso existe h? 11 anos. ?O objetivo ? prevenir e evitar a institucionaliza??o da pessoa como idoso, isto ?, garantir a cidadania e o respeito a eles, perante a sociedade?, afirma Malu Machado, assessora de imprensa da AMAC, Associa??o Municipal de Apoio Comunit?rio.

Uma das conquistas do projeto ? n?o deixar que muitas pessoas possam parar em asilos: ?A maioria das doen?as adquiridas na 3? idade vem da depress?o. Criando atividades para que o idoso se sinta ?til e ativo, tamb?m estamos cuidando de sua sa?de?, explica Malu.

No programa s?o realizadas, diariamente, atividades como gin?stica, trabalhos manuais e em grupo com a psic?loga, jogos de sal?o, oficinas de culin?ria com uma nutricionista e um baile por semana. Al?m de uma parceria com o Servi?o Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, que possibilita a alfabetiza??o e o retorno ? escola.

O programa ainda realiza eventos anuais. O Carnaval da 3? Idade, com o bloco Recordar ? Viver, que acontece na quinta-feira anterior ao carnaval, ? tradi??o na cidade. S?o mais de 800 foli?es que saem da rua Halfeld ao som de antigas marchinhas de carnaval. Os Jogos da 3? Idade s?o outra atra??o. Acontecem entre os idosos do programa e os do grupo do SESC. Uma olimp?ada adaptada para a idade, os jogos v?o desde do v?lei ao campeonato de buraco.

Tem tamb?m a Festa Junina no trevo em frente ao programa (esquina da Av. Get?lio Vargas com a rua Esp?rito Santo). Eles dan?am quadrilha, fazem barraquinhas e levam suas fam?lias a participar. Existe ainda, um grupo de 20 idosos que visitam os asilos. Eles levam os eventos do programa, como o carnaval e a festa junina. J? no Teatro da 3? Idade, eles fazem apresenta?es p?blicas. Muitas acontecem em shoppings da cidade e, nestas pe?as, os idosos exercem sua nobre fun??o de contar hist?rias.

At? o fim deste ano, a AMAC pretende inaugurar uma sede campestre para bailes e festas no bairro Retiro. Um projeto para uma nova sede do programa tamb?m j? foi feito. A AMAC est? procurando parceiros para a finaliza??o da obra, pois ainda faltam 300 mil reais, fora o mobili?rio. Jos? An?sio, coordenador do programa, explica que hoje existem aproximadamente 42 mil idosos em Juiz de Fora e que este n?mero deve triplicar nos pr?ximos 25 a 30 anos. ?A expectativa de vida vem aumentando no mundo todo e n?s temos de dar mais aten??o para os nossos idosos?, completa Malu.

A 3? idade unida

O SESC (Avenida Bar?o do Rio Branco, 3090) tamb?m mant?m atividades variadas para a 3? Idade. Eles se re?nem todos os dias, a partir das 14h. ?s ter?as e quintas, fazem aula de gin?stica a partir das 16h, podem utilizar a piscina de s?bado a quinta feira, realizam bailes ?s sextas a partir das 15h e programam atividades especiais como viagens de excurs?o. Para participar ? preciso ter mais de 55 anos, levar uma foto ? e a carteira de identidade e pagar uma taxa anual de R$ 27,50.

3? Idade tamb?m ? arte

Um dos principais grupos de teatro de Juiz de Fora tamb?m tem a sua vers?o para 3? Idade. O Grupo Divulga??o, do F?rum da Cultura, formou, h? seis anos, o N?cleo da 3? Idade. Hoje ele ? composto por 25 senhoras, entre 45 e 80 anos. O grupo costuma apresentar uma montagem por ano. No momento, est?o preparando uma pe?a para o fim do ano. ?A id?ia ? fazer uma montagem com a perspectiva em cima da m?sica de carnaval antigo, como as marchinhas?, disse o diretor do grupo, Jos? Luiz Ribeiro. Quem quiser participar pode se inscrever no in?cio de cada ano, no F?rum da Cultura, que fica na Rua Santo Ant?nio, 1112.

Colabora??o: Luciana Lima
Estudante do 6? per?odo de Jornalismo
da Facom, UFJF