Febre aftosa

Segunda dose da vacina??o come?a em setembro

20/08/99

O Instituto Mineiro de Agropecu?ria (IMA) de Juiz de Fora (R. Fonseca Hermes, 143/A) inicia em setembro a segunda dose de vacina??o contra febre aftosa, destinada a bovinos com at? 30 meses de idade. Gra?as ao programa de preven??o obrigat?rio, h? quatro anos n?o s?o registrados casos da doen?a na regi?o. Esta vacina??o ocorre 2 vezes ao ano. A primeira realiza-se em mar?o, quando todos os animais ? independente de idade ? recebem o tratamento. O refor?o ? exclusivo dos mais jovens porque eles s?o mais sujeitos ? doen?a. O ?ltimo caso registrado de febre aftosa da regi?o foi registrado em julho de 1995, na cidade de Barbacena.

A regional do IMA em Juiz de Fora ? composta por 12 escrit?rios em diversas cidades da regi?o. Cada unidade ? respons?vel por determinado n?mero de munic?pios. A de Juiz de Fora, por exemplo, abrange dez localidades, num total de 115.513 bovinos. Minas Gerais, assim como outros estados, est? dividido em duas ?reas: Zona Tamp?o e Zona Livre (veja mapas abaixo). Para se tornar Zona Livre ? necess?rio um m?nimo de dois anos sem registrar nenhum caso da doen?a, servi?o veterin?rio atuante e exame peri?dico de zorologia ? para detectar a presen?a do v?rus.

Delimita??o das Zonas - Minas Gerais:

Por falta de zorologia peri?dica, a regional de Juiz de Fora ainda ? considerada Zona Tamp?o. Segundo o assistente t?cnico do IMA, Ant?nio Jos? Gomes Bastos, dentro de um ano e meio Juiz de Fora deve implantar o exame e se tornar de Livre Acesso. O tr?nsito de bovinos entre as duas diferentes ?reas tem uma s?rie de restri?es: quarentena do animal, zorologia e autoriza??o do Minist?rio da Agricultura. Al?m disto, o caminh?o com os animais passa por um posto fiscal onde ? lacrado e desinfectado. Devido a essas exig?ncias, a Exposi??o de Gado Holand?s de Juiz de Fora s? deve contar com o rebanho da regi?o.

A febre aftosa ? de f?cil transmiss?o entre os bovinos e um animal doente pode contaminar todo um rebanho. Esta doen?a dificilmente leva o animal ? morte, mas pode causar perda de peso e diminuir a produ??o de leite. A recupera??o demora, em m?dia, tr?s ou quatro meses. A transmiss?o ao homem ? rara, mas pode acontecer atrav?s da ingest?o do leite n?o fervido.

Colabora??o: Zilvan Martins
Estudante do 6? per?odo
da Faculdade de Comunica??o Social da UFJF