UFJF quer integrar estudante estrangeiro

Luciana Mendon?a
15/09/99

Kitenge Kitenge, tamb?m registrado com o nome franc?s de Jean Baptiste, tem 26 anos e cursa Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele chegou ao Brasil em 1996, vindo do Zaire, atual Rep?blica Democr?tica de Congo. Kitenge ? um dos quarenta estudantes estrangeiros que a UFJF tem matriculados atrav?s do Programa Estudante Conv?nio-Gradua??o (PEC-G). Na tentativa de contribuir para a adapta??o e integra??o destes alunos, a Coordenadoria de Rela?es Estudantis da Pr?-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) lan?ou, no ?ltimo dia 13 de setembro, o Manual do Aluno Estrangeiro.

O guia tem por objetivo prestar informa?es sobre o funcionamento dos departamentos e servi?os da UFJF, apresentar as normas do Programa PEC-G e aspectos legais da perman?ncia do aluno estrangeiro no Brasil. O lan?amento deste documento integra o Projeto de Assist?ncia aos Alunos Estrangeiros da UFJF, criado em 1996 pela PRORH.

Longe de casa

De acordo com a coordenadora do projeto, a assistente social Wilma Alves Barbosa, o conveniado chega a Juiz de Fora carente de informa?es, de algu?m que ou?a suas d?vidas e problemas. ?Nossa orienta??o n?o ? somente sobre visto de perman?ncia, abertura de conta corrente especial ou cria??o de CPF. Oferecemos tamb?m um apoio psico-social. Eles est?o muito longe de suas fam?lias, praticamente sem nenhuma comunica??o com elas. A maioria veio da ?frica e tamb?m da Am?rica do Sul.? A afirma??o da assistente social pode ser exemplificada atrav?s do depoimento do estudante Kitenge. O Zaire est? em guerra civil e alguns de seus familiares est?o exilados na B?lgica. ?Espero que, at? eu me formar, tudo volte a ser como era antes. O povo tem que voltar a se entender.?

Os alunos estrangeiros enfrentam tamb?m o problema financeiro. Nem todos recebem bolsa de estudo de seu pa?s; muitos s?o sustentados pelas fam?lias. ? o caso da boliviana Maria Epifania Almendras Lazarte, de 25 anos, estudante do 6? per?odo de Economia. Ela est? no Brasil h? cinco anos, sempre com recursos pr?prios. Mas a coordenadora do projeto, Wilma Barbosa, lembra que a partir deste ano os conveniados j? podem concorrer a uma das bolsas de apoio estudantil, moradia, alimenta??o e transporte oferecidas pela UFJF.

O estudante Ousmane Gassama, de 23 anos, tamb?m est? matriculado na UFJF atrav?s de interc?mbio com seu pa?s, o Senegal. Ele cursa o quinto per?odo de Jornalismo e est? no Brasil h? dois anos e meio. Gassama n?o esconde a satisfa??o por estar fazendo a gradua??o em terra estrangeira. ?Estou aprendendo muitas coisas novas, de uma realidade diferente, desde a comida at? o sistema educacional. Est?o investindo em mim. Quando eu voltar para o Senegal, quero montar um neg?cio pr?prio e trabalhar bastante. ? o retorno que quero dar para o meu pa?s.?

O PEC-G - Programa Estudante Conv?nio-Gradua??o
O Programa Estudante Conv?nio-Gradua??o ( PEC-G) faz parte de um projeto do Minist?rio das Rela?es Exteriores do Brasil.
Clicando aqui voc? l? as informa?es do Minist?rio sobre o PEC-G.
O site oferece normas e telefones para contato. Interessados em mais informa?es sobre interc?mbios estudantis com o Brasil, em Juiz de Fora, podem ligar para a Coordenadoria de Rela?es Estudantis da UFJF, no Campus Universit?rio. Os telefones s?o 229-3886, 229-3887 e 229-3777.