Lei Murilo Mendes

Saiba como concorrer, confira o edital na ?ntegra e
as instru?es para preencher o formul?rio

Rep?rter: Emilene Campos
16/12/99

Se voc? tem talento e uma id?ia brilhante, mas falta recurso para viabilizar seu trabalho cultural, chegou a chance que esperava. At? dia 30 de dezembro, a Funda??o Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) vai receber inscri?es de projetos para a Lei Murilo Mendes de Incentivo ? Cultura. Ser?o empregados R$250 mil do Fundo Municipal de Cultura e aquele que tiver o projeto aprovado pode levar para casa at? R$25 mil, limite m?ximo do financiamento.

Este ano, al?m de preencher todos os pr?-requisitos, o projeto deve ter como tema a cidade de Juiz de Fora. ? a primeira vez que o concurso ? tem?tico. "O crit?rio foi adotado em fun??o do anivers?rio de 150 anos da cidade" explica o Superintendente da Funalfa, Jos? Alberto Pinho Neves (foto).


Em 1997, foram aprovados 30 projetos. Confira as porcentagens por ?rea

  • 42,4 % - m?sica
  • 17,9 % - teatro
  • 10,28 % - literatura
  • 9,41 % - ci?ncias humanas
  • 8,5 % - artes pl?sticas
  • 5,2 % - multim?dia
  • 2,46 %- cinema e v?deo
  • 2,35 % - patrim?nio
  • 1,46% - fotografia

A expectativa ? de que sejam inscritos cerca de cem trabalhos. Em 1997, ?ltima edi??o da Lei, foram inscritos 150 trabalhos, dos quais 30 foram contemplados. No ano passado, n?o foi poss?vel realizar a sele??o em fun??o da crise pela qual passava a Prefeitura, justifica o Superintendente da Funalfa. Podem ser apresentados projetos nas ?reas de artes pl?sticas e artesanato, literatura, cinema e v?deo, teatro, m?sica e dan?a. No momento de elabor?-lo, ? importante observar sua viabilidade, a coer?ncia com o que j? foi produzido pelo artista, seu valor cultural e ainda sua relev?ncia para a produ??o cultural da cidade.

Estes crit?rios ser?o observados pelos consultores de cada ?rea e pela Comiss?o Municipal de Incentivo ? Cultura (Comic). "Os projetos ser?o avaliados como um todo e mais do que um incentivo, a Lei Murilo Mendes serve para mapear a cultura local", refor?a Jos? Alberto.

A previs?o ? de que o resultado seja divulgado no in?cio de fevereiro e o financiamento ser? repassado entre mar?o e junho de 2000, integralmente ou em at? seis parcelas. Os recursos da Lei Murilo Mendes viabilizaram, entre outros trabalhos, o Projeto M?dicos do Barulho, o v?deo "O Sagrado Cora??o da Mem?ria", de Rog?rio Terra J?nior e o Atlas Geogr?fico de Juiz de Fora, que se encontra em fase de conclus?o. O formul?rio j? est? dispon?vel na Funalfa, Av. Rio Branco 2234, mas quem preferir pode acess?-lo e imprimi-lo atrav?s do JF Service.