Dia das M?es

A dedica??o das "m?es sociais"

Por voca??o religiosa ou por ades?o a causas sociais, existem em Juiz de Fora mulheres que abdicam de um lar tradicional para dar conta de uma fam?lia enorme e obst?culos bem parecidos com os das m?es convencionais.

Colabora??o:
Rep?rter Ana Maria Reis
09/05/2000

?Nossa fun??o ? ser a extens?o da fam?lia, substituindo a m?e enquanto esta trabalha para sustentar os filhos?, fala Irm? Dilza, coordenadora da Casa Maternal Maria Helena. Na creche, que funciona de segunda a sexta-feira, de 7 ?s 17 horas, as Filhas da Caridade de S?o Vicente de Paula cuidam de 90 crian?as de m?es empregadas dom?sticas, diaristas e oper?rias. No anexo do pr?dio da Casa Maternal, que fica na Av. Andradas, funciona o Instituto Virgem Poderosa, que oferece a pr?-escola para a faixa et?ria mais avan?ada.

Mas os trabalhos destas volunt?rias religiosas n?o ? simplesmente gerir a creche e cuidar do desenvolvimento et?rio das crian?as - nos finais de semana, as seis Irm?s e as duas postulantes da Casa Maternal se dividem em grupos e visitam os lares das crian?as que freq?entam a creche e a pr?-escola. De acordo com a sua coordenadora, as Filhas da Caridade j? se depararam com v?rios conflitos familiares. Casos de embriagu?s e viol?ncia dom?stica s?o resolvidos com conversa e orienta??o. ?No final, acabamos sendo m?es de todos que integram a fam?lia?, finaliza Irm? Dilza.

Cursinho para ser M?e Social

Ser m?e tamb?m exige profissionalismo. Est? no estatuto do Programa de Sele??o de M?e Social das Aldeias SOS (entidade filantr?pica criada no P?s-guerra) que para assumir a administra??o de uma casa com at? nove crian?as, ? necess?rio, primeiramente, ?gostar de ser m?e?. Al?m disto, tem que ser solteira, vi?va ou divorciada, sem filhos menores ou dependentes, acima de 25 anos, com o 2? grau em andamento e disponibilidade para dedicar-se integralmente.

Maria Aparecida Ferreira, 30 anos, nunca havia pensado em casar e ter filhos. H? 3 anos ela ? M?e Social e administra uma casa com 8 crian?as em idades entre 7 e 17 anos. ?O dia-a-dia de uma m?e social ? como o de qualquer outra?, comenta Cida, que acorda ?s 6 horas e orienta ?seus filhos? na execu??o de todas as tarefas dom?sticas e trabalhos escolares.

Ap?s ter sido selecionada para trabalhar na Aldeia SOS, Maria Aparecida fez um curso no Rio de Janeiro com o fim de preparar-se ?psicologicamente? para ser m?e. ?As mudan?as s?o realmente bruscas, ? quase uma loucura, mas considero uma ?loucura aben?oada?.?

As m?es sociais das Adeias SOS possuem todos os direitos trabalhistas registrados em carteira. Seus benef?cios s?o moradia e alimenta??o, descanso remunerado, f?rias, 13? sal?rio, Fundo de Garantia e INSS. ?Tem muita gente que chega aqui atr?s de um trabalho, por isto ? importante o per?odo de adapta??o e o est?gio, quando as volunt?rias substituem as M?es Sociais em seus dias de folga?, explica o sub-Dirigente da Aldeia SOS de Juiz de Fora, Marcelo de Azevedo Ferreira, que est? preparando uma grande festa surpresa para as suas funcion?rias no segundo domingo de maio.