Decoração: inspirações natalinas para sua casa

Por

Decora??o: inspira?es natalinas para sua casa
 Luiz Henrique Duarte 20/11/2015

Decoração: inspirações natalinas para sua casa


Com a aproximação do mês de dezembro, às festividades do Natal estão chegando e com isso, tradicionalmente, arrumamos nossas casas com motivos que remetem ao tema. Todos os anos, a montagem dos sonhados enfeites, de acordo com o calendário católico, tem uma data definida, devido ao Advento, que significa preparo. A data para 2015 é dia 29 de novembro.

Atualmente, com os grandes acontecimentos econômicos que regem o nosso país, precisamos de sugestões criativas para reaproveitar praticamente tudo o que já possuímos, através de novas inspirações que remetem ao mundo encantador e mágico de Papai Noel.

Inspiração é uma forma espontânea, de onde nascem às ideias, seja de maneira natural ou através de pesquisas bibliográficas temáticas, que remetem ao assunto pertinente. É através da inspiração, que nascem as adaptações sobre um determinado contexto, como o design de interiores, à moda, onde aprimoramos maneiras de uso, conforme as tendências do momento, que ditam às regras emblemáticas daquilo que pode ou não pode ser usado. Isso tudo pode ser observado com os lançamentos europeus e trazidos para a cultura de nosso país, levando em consideração os aspectos culturais de cada região.

No momento, onde propagamos aos quatro cantos os conceitos do reaproveitamento, é necessário evocar tudo aquilo que já possuímos, em termos de adornos e enfeites natalinos, equilibrando com uma ou outra peça novinha em folha, para ornamentar nossas casas de forma consciente e maneira racional.

Através de várias pesquisas e buscando sempre novidades, com formas simples para descobrir novas alternativas, verificamos através de nossas análises segmentadas, onde o termo principal eram os "enfeites de Natal", que tudo está em evidência, na moda, não existindo um núcleo decorativo específico a ser seguido. A grande premissa para os festejos do Natal de 2015 é o reuso, à reciclagem dos enfeites, onde um adorno ou peça poderá ser usado de outra forma, provocando o mesmo significado de maneira diferente.

Entre às novidades que estão cada vez mais em alta, configuram as bolas natalinas confeccionadas por mãos habilidosas de artesãos ou até de nossas avós ou de qualquer um de nós que tenha o dom para trabalhos manuais, onde os retalhos de tecidos vibrantes são bordados com singelos traços em ponto cruz, depois colocados sobre bolas de isopor ou antigas que já temos, promovendo o contraste do artesanal com o industrializado.

Outro fator muito observado é a respeito das cores, em que todas as tonalidades estão em uso. Já as cores tradicionais como o verde e o vermelho, presentes em todos os lugares, uma vez que remetem a esperança e ao amor, além do contraste colorido que despertam nas crianças, afirmam a tradição da época de Noel passada de geração em geração.

Os souvenirs natalinos como são chamados, vão desde jarras, copos, xícaras, pratos, velas, caixas, castiçais, entre outros, que são os enfeites mais procurados no comércio, além de peças onde retratam somente o rosto de Papai Noel. Funcionam também como lembrancinhas e mimos de presentes de final de ano.

Entretanto, muitas pessoas investem em bonecos maiores, que retratam animais silvestres, o bom velhinho, personagens da neve, personalidades bíblicas, que fazem contraste com a delicadeza de outros enfeites, equilibrando os ambientes decorados. São bastante usados em casa com crianças, na idade entre 3 e 6 anos, uma forma de incentivarem a "chama" dos preparativos para à data.

As tradicionais guirlandas, marcam uma nova etapa na festa, de uma forma democrática e sugestiva, podem ser confeccionadas de cipó ou do mesmo material verde da árvore, onde de acordo com a criatividade podem ser anexados enfeites que já temos em casa, além de proporcionar uma atmosfera aconchegante, individual e personalizada nas portas e paredes. Muitos utilizam anjinhos, harpas, pingentes coloridos, ursinhos, rolhas, laços de fitas e até mesmo bolas diferentes, deixando os ambientes muito mais charmosos.

Uma "Casa Arrumada", é elaborada com simplicidade e bom gosto, principalmente em datas comemorativas, não precisando de gastos altos para celebrar e comemorar com a família e os amigos um novo tempo que sempre se reinicia. Ainda dá tempo para reciclar idéias e montar sua árvore e ambientes na data correta.

Caso não deseje investir em uma decoração natalina, simples ramos de flores dão o toque especial dentro de sua casa, em jarras espalhadas em pontos estratégicos!

As fotos seguem abaixo com nossas sugestões.

Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.