Engenharia de Produ??o - o mais novo curso da UFJF

Rep?rter Ana Maria Reis
15/08/2000

Se voc? ? vestibulando e est? matriculado em uma turma de Exatas de qualquer cursinho da cidade, certamente j? fez a pergunta: "- O que faz um engenheiro de produ??o?" A denomina??o sugere algo generalizado e muitas s?o as perguntas sobre a ?rea de atua??o deste profissional. A resposta ? ainda menos precisa: "- v?rias s?o as ?reas atuantes desta engenharia".

Generalismos a parte, "a Engenharia de Produ??o destina-se ao estudo, projeto e ger?ncia de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e ambientes, visando a melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto e da sa?de das pessoas, esta ?ltima no que se refere ? influ?ncia da atividade de trabalho". (www.producao.ufrj.br)

Informe-se:


UFJF abre vagas
para curso noturno de EP

De acordo com o coordenador do curso, Vanderli Fava de Oliveira, o objetivo da cria??o da faculdade de Engenharia de Produ??o ? atender a um mercado crescente e dar seguimento a uma das metas da atual gest?o da UFJF, que ? aumentar a oferta de cursos noturnos.

"Atender aos setores de servi?os e tamb?m ao de com?rcio, ampliar a atua??o do profissional em todos os outros que se organizem a partir de sistemas integrados da engenharia de produ??o, seus projetos e gerenciamento." Segundo Vandel? Fava, ? neste sentido que a grade curricular da EP est? se estruturando.

As primeiras 20 vagas para Engenharia de Produ??o foram disponibilizadas no vestibular passado. Anualmente a oferta ser? de 40 vagas, sendo o curso noturno. A EP pode ser integralizada em 5 anos, com m?nimo de 8 per?odos e m?ximo de 16. A carga hor?ria total do curso ? de 3.600 horas-aulas, sendo 285 do trabalho de final de curso e 150 horas (m?nimo) de est?gio obrigat?rio. As aulas ocorrem de segunda ? sexta -feira, de 18h15min ?s 22h15min e, aos s?bados, de 14h30min ?s 18h30min.

Curr?culo do curso

Entre as disciplinas do primeiro semestre do curso, h? uma de conte?do espec?fico mas a maioria ? a integra??o de um variado conte?do j? contextualizado na ?rea da Engenharia de Produ??o. A grade curricular conta com mat?rias de economia, meio ambiente, finan?as e as de conhecimentos tecnol?gicos b?sicos da engenharia.

O engenheiro de produ??o pode ser considerado
um administrador de empresas?

O engenheiro de produ??o n?o pode ser confundido com um administrador de empresas. Ambos os cursos t?m mat?rias sobre administra??o, com?rcio, contabilidade e t?cnicas de ger?ncia, mas na EP, elas est?o mais voltadas para a realidade industrial.
A engenharia de produ??o tem um conte?do tecnol?gico, isto ?, o aluno cursa as disciplinas b?sicas de qu?mica, f?sica e matem?tica complementadas por um conjunto de mat?rias de engenharia, tais como materiais, desenho t?cnico, eletrot?cnica e automa??o industrial.

A profundidade das mat?rias t?cnicas ? menor, porque a Engenharia de Produ??o ? mais abrangente que as demais.

Quais s?o as fun?es exercidas
pelo engenheiro de produ??o?

Setores econ?micos em crescimento
e inser??o do EP neste mercado