Edi??o 01

Um ano produtivo para a campanha que quer democratizar a inform?tica
O Comit? para Democratiza??o da Inform?tica (CDI), ONG que encaminha doa?es de computadores e softwares para ?reas carentes, em menos de quatro anos, j? montou 46 escolas no Rio de Janeiro e mais 29 em outros oito estados. Nesse per?odo, segundo a ONG, sete mil pessoas carentes estudaram inform?tica pagando apenas uma taxa simb?lica (cobra-se cerca de R$ 15). O CDI (021-273-6647) precisa de doa?es de software educativo e equipamentos em bom estado.
Em Juiz de Fora, a ONG ? chamada de CDInfo. O presidente ? Fernando Abritta. O Comit? local, em menos de dois anos de exist?ncia, j? montou quatro Escolas de Inform?tica e Cidadania na cidade. Estas escolas, gerenciadas e mantidas pelas comunidades vizinhas a elas, j? diplomaram 150 pessoas (alunos, monitores e coordenadores). Os interessados em obter mais informa?es sobre o trabalho do Comit? e em colaborar podem ligar para o telefone (032)215-7278 (Sinttel) ou enviar e-mail para abritta@powerline.com.br

Philips cria tecnologia de DVD grav?vel para o mercado dom?stico

A Philips Electronics anunciou o desenvolvimento da tecnologia de DVD-V?deo grav?vel. Com ela, os usu?rios dom?sticos poder?o utilizar seu aparelho de DVD como fazem atualmente com o videocassete, gravando e exibindo filmes. Os discos grav?veis tamb?m rodar?o nos DVD players tradicionais. A Philips planeja lan?ar seus primeiros aparelhos no ano 2000. Segundo a empresa, a tecnologia permite a edi??o de imagens com apenas um aparelho de DVD, ao contr?rio do processo tradicional que, para editar, necessita de dois aparelhos. (Fonte: IDG Now!Express)

Para vaidosos

A empresa americana Segasoft desenvolveu um CD-Rom para os vaidosos fazerem a festa em 1999: "Cosmopolitan Virtual Makeover". Lan?ado no Brasil pela MSD Multim?dia, o programa ? um simulador de maquiagem e corte de cabelos. Para utilizar o programa, basta ter uma imagem digitalizada do rosto da pessoa, obtida atrav?s de uma c?mera digital ou de foto por scanner. O usu?rio tem oito op?es de manipula??o nessa imagem que est?o representadas pelos pinc?is e p?s de maquiagem, a tesoura, a pin?a, o batom e at? as lentes de contato que est?o na tela principal. Quem est? mais preocupado com o cabelo, vai ter mais de 150 estilos de corte para escolher, entre tipos curtos, longos e m?dios. S?o mais de 20 op?es de cores de tintura.
Onde comprar: R2V2 - (031) 286-1166. (Fonte: www.estaminas.com.br/ cadernos/informatica/010407.php#link1)

O walkman do futuro

A m?sica da pr?xima d?cada vir? por fio, diretamente da Internet. A novidade chega ao Brasil pelas m?os da Diamond Multimedia, que come?ou a vender o Rio no m?s passado. O aparelho avaliado ? menor que um walkman e reproduz m?sica com qualidade de CD. Duas tecnologias tornam o Rio poss?vel. A primeira ? o padr?o MP3 de compress?o de dados. Com ele, um arquivo de m?sica digitalizada encolhe na propor??o de 11 para 1, sem perda de qualidade. A outra s?o os flash cards. Do tamanho de selos, essas mem?rias podem armazenar v?rios megabytes. A mem?ria do Rio, de 32 Mb, permite a grava??o de at? uma hora de m?sica com qualidade de CD ? em mono (voz), a capacidade salta para oito horas.
A ado??o do MP3 em outros aparelhos ? uma quest?o de tempo. Em breve a ind?stria eletr?nica dever? lan?ar leitores de CD e CD-players capazes de decodificar arquivos MP3 diretamente. Com isso, qualquer um poder? gravar CD-R com os arquivos MP3 preferidos. Outra iniciativa visa adaptar decodificadores MP3 no painel de carros ? em vez de maletas cheias de CD, o motorista poderia carregar no bolso um punhado de flash cards. (Fonte: http://www.redegazeta .com.br/gazeta/70_inf/_7inf.php)