Chocolate? Bom é pouco!

Por

Chocolate? Bom ? pouco!

Sonia Hirsch
30/03/99

O chocolate, como todo mundo de bom gosto sabe, ? a coisa mais perfeita j? inventada pelo ser humano. Basta dizer que muita gente s? compara chocolate a orgasmo, e assim mesmo depende do orgasmo. Como v?cio solit?rio ? mais pr?tico, j? que pode ser saboreado com a maior vol?pia em qualquer lugar e a qualquer hora, na frente de todo mundo. E vem com a for?a da tradi??o, pois tr?s mil anos atr?s o cacau j? era cultivado por maias, toltecas e astecas, que tanto usavam as sementes como moeda quanto preparavam com elas uma bebida especial?ssima, usada at? em rituais religiosos: o xocoatl, que em Nahuatl significa ??gua amarga?.

Eram sementes de cacau torradas e socadas no pil?o com pimenta, chilli, baunilha, urucum, ?s vezes milho, ?s vezes mel e flores secas: juntando ?gua virava uma bebida forte, quente ou fria, que enlouqueceu os espanh?is no M?xico em 1519. Tanto que eles levaram a f?rmula para a Espanha e a trancafiaram nos mosteiros. Mas ela conseguiu escapar do claustro para entrar na hist?ria, e em 1606 o chocolate j? come?ava a circular pela Europa, junto com as pedrinhas de rapadura que vinham das ?ndias e valiam seu peso em ouro. Maria Tereza, mulher de Lu?s 14, foi a primeira choc?latra da hist?ria. Richelieu, cardeal de Lyon, usava chocolate para aliviar suas crises de mau humor.

No final do s?culo 17 o chocolate j? estava ficando popular e perdendo sua pureza: o p? das sementes de cacau come?ava a ser misturado com leite, vinho e cerveja, al?m de doces de toda esp?cie, mas ainda como bebida. S? em 1847 surge o primeiro chocolate em barra. Em 1876, um su??o (quem mais?) inventa a barra de chocolate ao leite e vende a f?rmula para a Nestl?.

Mas por que esse sucesso todo?

O grande barato do chocolate ? que ele acalma e excita ao mesmo tempo. S? o cheiro j? faz bem. O conte?do ? rico em subst?ncias estimulantes como cafe?na e teobromina, e alguns de seus amino?cidos conseguem alterar as propriedades das c?lulas nervosas de forma id?ntica ao THC da maconha, ou seja, mudando a "onda".

Com o chocolate as pessoas ficam mais euf?ricas mas tamb?m mais distra?das. Ele acelera os batimentos do cora??o, aumenta a press?o sangu?nea e eleva o n?vel de glicose no sangue, proporcionando uma sensa??o de bem-estar f?sico semelhante somente a um bom p?s-coito. Seu poder estimulante vem principalmente da cafe?na, que age sobre o sistema nervoso central, cora??o, circula??o sangu?nea e rins; combate a depress?o respirat?ria, reduz o cansa?o, melhora a coordena??o motora, aumenta a atividade sensorial e afasta o sono. Em contrapartida, pode causar irritabilidade, ansiedade, nervosismo, tremores, dor de cabe?a e ins?nia. A teobromina, presente no cacau em maior quantidade que a cafe?na, tem um efeito estimulante bem menor e atua mais como diur?tico.

Esse quase santo rem?dio, embora seja feito com uma gordura saturada que ? a manteiga de cacau, n?o s? n?o aumenta a taxa de colesterol do sangue como ainda ajuda a evitar que o colesterol se aglomere nas paredes das art?rias. M?dicos do in?cio do s?culo consideravam o chocolate puro um alimento substancial e salutar, estimulante dos ?rg?os digestivos, reparador, conveniente aos temperamentos fracos e ?s pessoas idosas. E muitas fontes juram que ele n?o faz mal ao f?gado, cada um que se entenda com o seu.

Brillat-Savarin, o maior gastr?nomo da hist?ria (1755-1826), fez assim sua louva??o ao chocolate: ?? um poderoso restaurador. Deixe qualquer um que tenha trabalhado demais em vez de dormir, qualquer um que se sinta temporariamente fraco das id?ias, qualquer um que sinta o ar sufocante, o tempo custando a passar e a atmosfera imposs?vel de suportar, deixe qualquer um que esteja atormentado por uma obsess?o que o impe?a de pensar com clareza, deixe que todos eles se tratem com meio litro de chocolate... e ver?o acontecer um milagre.?

Nem tudo ? perfeito

Mas isto ele dizia em rela??o ao puro chocolate. Que, com franqueza, pode ser p?ssimo devido a misturas pleb?ias com leite e sementes oleaginosas como am?ndoas, avel?s, nozes e castanhas em geral, essas sim muito quentes, numa combina??o t?o saborosa quanto propensa a dar espinhas, mau h?lito e alergias em geral. A bem da verdade, registre-se que o bom chocolate, o mais nobre e cult, ? o meio amargo - feito geralmente com 42% de massa de cacau, outro tanto de a?car, e o restante ? a manteiga do pr?prio cacau, com lecitina de soja para melhorar a liga. Chocolate branco, minha senhora? Um blefe, uma mentira, completa ilus?o e mesmo ofensa: n?o passa de manteiga de cacau com leite e a?car.

Cuidado com chocolate velho: pode estar mofado, o que afeta demais o f?gado; em excesso irrita os intestinos, e o a?car que o acompanha ajuda fungos, bact?rias e protozo?rios a irem fazendo a vida por ali; o resultado pode ser uma inflama??o cr?nica. Por isso, olho vivo. Quanto mais manteiga de cacau, mais macio, cremoso e opaco o chocolate; quanto menos, mais duro e brilhante ele fica, e quanto mais amargo, mais leg?timo o sabor.

Lendas maias e astecas dizem que as sementes de cacau vieram do para?so para dar sabedoria e poder a quem as come. Portanto, irm?os, comei chocolate! Lembrai-vos, por?m, de que muita sabedoria emburrece e muito poder enfraquece, portanto cuidai de poupar o prazer - apenas para que ele seja maior e mais intenso, e que se repita muitas, muitas e muitas vezes, am?m.

Sonia Hirsch (shirsch@correcotia.com) ? autora de v?rios livros sobre sa?de e alimenta??o, entre eles Sem A?car Com Afeto, S? Para Mulheres, Manual do Her?i e Almanaque de Bichos que d?o em Gente.

Fonte: http://www.oglobo.com.br/viagem/chocolate.stm