• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Os últimos momentos antes do Bug do Ano 2000

    21/12/99

    Na madrugada do próximo dia 31, pessoas de todas as partes do mundo estarão festejando o último dia do ano como se de fato estivéssemos entrando no século XXI. Na verdade, a virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro será apenas uma troca do numeral 1999 para 2000, pois o milênio começará de fato em 2001. Mas não importa. Vamos todos comemorar com ceia, champanhe e muita alegria. Ou melhor, quase todos... Um grande contingente de profissionais estará trabalhando em plantão para remediar os problemas que possam surgir em virtude do Bug do ano 2000.

    As empresas fornecedoras de serviços essenciais, como de energia elétrica e telecomunicações, e mais os aeroportos, bancos, indústrias e o próprio governo, montaram uma verdadeira operação de guerra, convocando profissionais para estarem a postos no período compreendido entre o dia 31 de dezembro e a primeira semana do ano novo. Apenas da parte do governo federal serão 4 mil plantonistas, entre especialistas de diferentes áreas e militares.

    No Ministério da Defesa, em Brasília, o Centro de Coordenação Geral manterá contato direto com outros 200 centros das Forças Armadas, espalhados por todo o Brasil, cobrindo 96% do território nacional, além da comunicação com o Centro de Coordenação de Informações do ano 2000, montado nos EUA com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), para a troca de informações entre o Brasil e os demais países.

    Mas o que de fato poderá acontecer quando o relógio der as 12 badaladas?

    Seu micro
    Os fabricantes afirmam que os computadores produzidos de dois anos para cá estão preparados para o ano 2000. O mesmo acontece com os programas. Os computadores mais antigos não vão deixar de funcionar na virada do ano. De qualquer forma, aconselha-se que os PCs estejam desligados no momento da virada de 1999 para 2000, por precaução. Poderá haver confusões nos cálculos de datas, por isso é importante atualizar a máquina e os programas antes da virada. As máquinas mais afetadas pelo bug serão os modelos do XT ao 486.
    A ArtNet está com a Operação Caça Bug, para pessoas físicas e jurídicas que queiram se certificar se suas máquinas serão afetadas pelo Bug. Sobre o Bug, leia mais clicando aqui.

    Defeito causado pelo bug terá conserto gratuito
    Os Ministérios da Justiça e da Administração Federal baixaram duas portarias, amparadas no Código de Defesa do Consumidor, transferindo para fabricantes, distribuidores e vendedores de aparelhos eletrônicos e de informática o ônus do bug do milênio. A medida vale para equipamentos vendidos no Brasil desde 1995, quando já se antevia o caos da virada do milênio. Os consumidores lesados podem recorrer à Justiça.

    Legislação
    Os problemas que ocorram devido ao bug do milênio podem gerar responsabilidades civis e criminais. Civis com o pagamento de indenização àqueles que se sentirem prejudicados e criminais, com a aplicação das penas previstas na legislação aos responsáveis pelos danos.

    Bancos
    Não há motivo para preocupação com relação aos bancos. O setor é um dos mais preparados para o bug. O Banco Central quer evitar uma corrida desnecessária dos correntistas às agências no fim do ano e garante que não há necessidade das pessoas retirarem extratos ou efetuarem saques no último dia útil com medo de que o dinheiro suma da conta ou que haja erro nos cálculos de suas dívidas. Cópias de segurança de todas as movimentações feitas até o dia 31 serão armazenadas em mais de uma fita. Haverá, porém, um reforço de 30% na quantidade de dinheiro em circulação no período de 13 de dezembro a 7 de janeiro. Quem tiver qualquer dúvida na virada do ano pode ligar para a Central de Informações do BC, pelo telefone 08009922345.

    Energia elétrica
    Segundo informações da Aneel, é muito improvável que haja uma pane no sistema de energia elétrica do país, mas se alguma coisa não for bem e as luzes se apagarem após a meia-noite do dia 31 de dezembro de 1999, uma das conseqüências para o consumidor poderá ser a queima de eletrodomésticos.

    Telefonia
    A Telemar se considera pronta para enfrentar o problema. As recomendações da empresa para problemas nas ligações na virada do ano é que usuário espere pelo menos 20 minutos para uma nova tentativa. A orientação é uma forma de escapar do pico de chamadas. Se mesmo assim não conseguir completar a ligação, os números 103 ou 104 estarão disponíveis para mais informações. Mas se o telefone ficar mudo, o jeito será mesmo esperar.

    Aeroportos
    Os 67 aeroportos brasileiros contarão neste final de ano com um reforço da parte da Infraero que escalou 50% a mais do seu efetivo habitual para estar alerta, principalmente na virada. O que poderá ocorrer em virtude do bug é um excesso de aviões estacionados nos aeroportos devido ao cancelamento de vôos.

    Fontes:
    http://www.oglobo.com.br/bug/default.asp
    http://www.a2000.gov.br/PortalA2000/Noticias/Noticias/Dezembro/idgnow_dez2.php

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.