Os ?ltimos momentos antes do Bug do Ano 2000

21/12/99

Na madrugada do pr?ximo dia 31, pessoas de todas as partes do mundo estar?o festejando o ?ltimo dia do ano como se de fato estiv?ssemos entrando no s?culo XXI. Na verdade, a virada de 31 de dezembro para 1? de janeiro ser? apenas uma troca do numeral 1999 para 2000, pois o mil?nio come?ar? de fato em 2001. Mas n?o importa. Vamos todos comemorar com ceia, champanhe e muita alegria. Ou melhor, quase todos... Um grande contingente de profissionais estar? trabalhando em plant?o para remediar os problemas que possam surgir em virtude do Bug do ano 2000.

As empresas fornecedoras de servi?os essenciais, como de energia el?trica e telecomunica?es, e mais os aeroportos, bancos, ind?strias e o pr?prio governo, montaram uma verdadeira opera??o de guerra, convocando profissionais para estarem a postos no per?odo compreendido entre o dia 31 de dezembro e a primeira semana do ano novo. Apenas da parte do governo federal ser?o 4 mil plantonistas, entre especialistas de diferentes ?reas e militares.

No Minist?rio da Defesa, em Bras?lia, o Centro de Coordena??o Geral manter? contato direto com outros 200 centros das For?as Armadas, espalhados por todo o Brasil, cobrindo 96% do territ?rio nacional, al?m da comunica??o com o Centro de Coordena??o de Informa?es do ano 2000, montado nos EUA com apoio da ONU (Organiza??o das Na?es Unidas), para a troca de informa?es entre o Brasil e os demais pa?ses.

Mas o que de fato poder? acontecer quando o rel?gio der as 12 badaladas?

Seu micro
Os fabricantes afirmam que os computadores produzidos de dois anos para c? est?o preparados para o ano 2000. O mesmo acontece com os programas. Os computadores mais antigos n?o v?o deixar de funcionar na virada do ano. De qualquer forma, aconselha-se que os PCs estejam desligados no momento da virada de 1999 para 2000, por precau??o. Poder? haver confus?es nos c?lculos de datas, por isso ? importante atualizar a m?quina e os programas antes da virada. As m?quinas mais afetadas pelo bug ser?o os modelos do XT ao 486.
A ArtNet est? com a Opera??o Ca?a Bug, para pessoas f?sicas e jur?dicas que queiram se certificar se suas m?quinas ser?o afetadas pelo Bug. Sobre o Bug, leia mais clicando aqui.

Defeito causado pelo bug ter? conserto gratuito
Os Minist?rios da Justi?a e da Administra??o Federal baixaram duas portarias, amparadas no C?digo de Defesa do Consumidor, transferindo para fabricantes, distribuidores e vendedores de aparelhos eletr?nicos e de inform?tica o ?nus do bug do mil?nio. A medida vale para equipamentos vendidos no Brasil desde 1995, quando j? se antevia o caos da virada do mil?nio. Os consumidores lesados podem recorrer ? Justi?a.

Legisla??o
Os problemas que ocorram devido ao bug do mil?nio podem gerar responsabilidades civis e criminais. Civis com o pagamento de indeniza??o ?queles que se sentirem prejudicados e criminais, com a aplica??o das penas previstas na legisla??o aos respons?veis pelos danos.

Bancos
N?o h? motivo para preocupa??o com rela??o aos bancos. O setor ? um dos mais preparados para o bug. O Banco Central quer evitar uma corrida desnecess?ria dos correntistas ?s ag?ncias no fim do ano e garante que n?o h? necessidade das pessoas retirarem extratos ou efetuarem saques no ?ltimo dia ?til com medo de que o dinheiro suma da conta ou que haja erro nos c?lculos de suas d?vidas. C?pias de seguran?a de todas as movimenta?es feitas at? o dia 31 ser?o armazenadas em mais de uma fita. Haver?, por?m, um refor?o de 30% na quantidade de dinheiro em circula??o no per?odo de 13 de dezembro a 7 de janeiro. Quem tiver qualquer d?vida na virada do ano pode ligar para a Central de Informa?es do BC, pelo telefone 08009922345.

Energia el?trica
Segundo informa?es da Aneel, ? muito improv?vel que haja uma pane no sistema de energia el?trica do pa?s, mas se alguma coisa n?o for bem e as luzes se apagarem ap?s a meia-noite do dia 31 de dezembro de 1999, uma das conseq??ncias para o consumidor poder? ser a queima de eletrodom?sticos.

Telefonia
A Telemar se considera pronta para enfrentar o problema. As recomenda?es da empresa para problemas nas liga?es na virada do ano ? que usu?rio espere pelo menos 20 minutos para uma nova tentativa. A orienta??o ? uma forma de escapar do pico de chamadas. Se mesmo assim n?o conseguir completar a liga??o, os n?meros 103 ou 104 estar?o dispon?veis para mais informa?es. Mas se o telefone ficar mudo, o jeito ser? mesmo esperar.

Aeroportos
Os 67 aeroportos brasileiros contar?o neste final de ano com um refor?o da parte da Infraero que escalou 50% a mais do seu efetivo habitual para estar alerta, principalmente na virada. O que poder? ocorrer em virtude do bug ? um excesso de avi?es estacionados nos aeroportos devido ao cancelamento de v?os.

Fontes:
http://www.oglobo.com.br/bug/default.asp
http://www.a2000.gov.br/PortalA2000/Noticias/Noticias/Dezembro/idgnow_dez2.php