Perfil do internauta brasileiro

Rep?rter:Emilene Campos
11/04/2000

Antes de investir em com?rcio eletr?nico ou em propaganda na Grande Rede, d? uma olhada no resultado da 4? Pesquisa Cad??/Ibope sobre o perfil do internauta brasileiro. Al?m da faixa et?ria e dos h?bitos, voc? vai saber quais produtos seu ?cliente em potencial? costuma comprar.

Este ano, a novidade ? o aumento do p?blico feminino, que saltou de 17% (em 1996) para 37%. E ainda a amplia??o do consumo online, que avan?ou de 18% (1996) para 32%. A pesquisa revela ainda que a maioria da comunidade cibern?tica ? formada por homens (63%), jovens adultos (68% t?m entre 15 a 29 anos), em forma??o (69% estudam). Al?m disso, o ciber-cidad?o est? habilitado para o consumo, j? que a renda mensal familiar fica entre 10 e 50 sal?rios m?nimos (59%).

O usu?rio ainda ? ?marinheiro de primeira viagem?, mas chega a efetuar mais de uma conex?o ao dia (71%), feitas principalmente de casa (74%). O uso do e-mail (39%) e a busca de informa?es sobre produtos e servi?os (35%) est?o entre as atividades mais importantes. Os n?meros mostram ainda que a maioria vem aderindo ?s facilidades de administra??o oferecidas pela rede. Cerca de 59% dos entrevistados j? fez entrega online da declara??o de Imposto de Renda e 50% utiliza regularmente o home banking.

Mesmo sendo adepto da comodidade, a compra online ? apontada como o assunto menos interessante e mais rejeitado. Se ? dif?cil conquistar este consumidor, mant?-lo n?o ? tarefa das mais ?rduas. Quem comprou uma vez acaba incorporando o h?bito (54% dos que compram, fizeram isso de 2 a 5 vezes em 1999). Na lista dos artigos preferidos ainda figuram CD, livros e softwares. O melhor de tudo ? que eles est?o dispostos a gastar at? R$200 em cada compra via modem.

Para conferir todos os relat?rios e gr?ficos da pesquisa,consulte: http://www.ibope.com.br .