• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Perfil do internauta brasileiro

    Repórter:Emilene Campos
    11/04/2000

    Antes de investir em comércio eletrônico ou em propaganda na Grande Rede, dê uma olhada no resultado da 4ª Pesquisa Cadê?/Ibope sobre o perfil do internauta brasileiro. Além da faixa etária e dos hábitos, você vai saber quais produtos seu “cliente em potencial” costuma comprar.

    Este ano, a novidade é o aumento do público feminino, que saltou de 17% (em 1996) para 37%. E ainda a ampliação do consumo online, que avançou de 18% (1996) para 32%. A pesquisa revela ainda que a maioria da comunidade cibernética é formada por homens (63%), jovens adultos (68% têm entre 15 a 29 anos), em formação (69% estudam). Além disso, o ciber-cidadão está habilitado para o consumo, já que a renda mensal familiar fica entre 10 e 50 salários mínimos (59%).

    O usuário ainda é “marinheiro de primeira viagem”, mas chega a efetuar mais de uma conexão ao dia (71%), feitas principalmente de casa (74%). O uso do e-mail (39%) e a busca de informações sobre produtos e serviços (35%) estão entre as atividades mais importantes. Os números mostram ainda que a maioria vem aderindo às facilidades de administração oferecidas pela rede. Cerca de 59% dos entrevistados já fez entrega online da declaração de Imposto de Renda e 50% utiliza regularmente o home banking.

    Mesmo sendo adepto da comodidade, a compra online é apontada como o assunto menos interessante e mais rejeitado. Se é difícil conquistar este consumidor, mantê-lo não é tarefa das mais árduas. Quem comprou uma vez acaba incorporando o hábito (54% dos que compram, fizeram isso de 2 a 5 vezes em 1999). Na lista dos artigos preferidos ainda figuram CD, livros e softwares. O melhor de tudo é que eles estão dispostos a gastar até R$200 em cada compra via modem.

    Para conferir todos os relatórios e gráficos da pesquisa,consulte: http://www.ibope.com.br .

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.