• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Internautas podem eleger
    representante brasileiro do "ICANN"

    Corporação internacional regula funções técnicas da Internet mundial

    19/07/2000

    Há cerca de dois anos, o Governo Americano decidiu que não mais financiaria a Internet. Neste sentido, resolveu promover, em conjunto com a comunidade mundial da Internet e com os Governos de outros países, a criação de uma corporação internacional com a função de coordenar a atribuição de nomes de domínios, endereços IP e outras funções técnicas da Internet mundial.

    Criou-se, então, a corporação denominada ICANN – The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, composta de um “Board” (diretoria) de 18 membros e um “CEO” contratado. Destes, 9 membros são indicados diretamente pelas Organizações de Suporte ao ICANN, os outros 9 são eleitos pelos usuários da Internet, associados como “At-Large” do ICANN.

    A primeira eleição com participação dos usuários, ocorrerá em setembro próximo. Serão inicialmente eleitos 5 membros-diretores que representarão as cinco regiões geográficas do mundo. Uma das vagas está destinada à região formada pela América Latina e pelo Caribe. Os diretores serão eleitos pelos usuários da Internet da sua respectiva região.

    O Brasil está indicando como seu candidato o Dr. Ivan Moura Campos, ex-Secretário de Política de Informática e Automação do MCT e atual coordenador do Comitê Gestor Internet do Brasil, um dos pioneiros da Internet brasileira com vasta experiência internacional. É importante, para o Brasil, elegê-lo para a diretoria do ICANN, pois todas as decisões sobre a Internet mundial, com implicações para nosso país e região, serão tomadas pelo ICANN.

    Para que se possa participar do processo de eleição, é necessário afiliar-se à ICANN como associado “At-Large Member”, via Internet. O Brasil precisa ter o maior número de filiações possíveis, para garantir não só a eleição do nosso candidato, Dr Ivan de Moura Campos, como também para ter presença e representatividade na Internet mundial.

    O processo de inscrição é muito rápido e simples e totalmente gratuito. A data limite para inscrição como associado “At-Large Member” é o próximo dia 31 de julho.

    Instruções para afiliação:

    1. Acessar a página http://members.icann.org/languages/ portuguese/join_now.php e preencher o formulário que irá aparecer. Após este preenchimento e a respectiva transmissão, o seu processo inicial de filiação estará completado.

    2. Em seguida, será enviado a você, via e-mail, o número do seu registro e sua password.

    3. Pelos Correios, será encaminhado ao seu endereço de correspondência informado (é bom lembrar que o endereço e o CEP deverão estar absolutamente corretos), o seu PIN Code que é sua contra-senha , de uso pessoal e exclusivo no processo eleitoral e que será utilizada para a validação do seu voto.

    4. Ao receber o PIN, é necessário que você ative a sua filiação, no site que virá mencionado na correspondência do ICANN (https://members.icann.org/activate.php), informando seu número e senha, recebido via e-mail (ver 2) e seu PIN Code (ver 3).

    A eleição será realizada no período de 1 a 10 de outubro e você receberá a célula de votação e as respectivas instruções sobre como proceder.

    Lembre-se que o Brasil representa mais de 50% da Internet Latino-Americana e Caribenha e, portanto, não tem o menor sentido o Brasil não estar representado no Board Internacional da ICANN.

    Fonte: www.fapesp.br



    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.