• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Curso de Técnico em Informática

    09/02/99

    Técnico em Informática. Essa é a nova formação do curso ministrado pelo Colégio Pio XII (R. Espírito Santo, 1301) que, até o ano passado, tinha o nome de Processamento de Dados. Segundo o coordenador Jadir Raimundo Ferreira, a mudança está prevista no novo regimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB.

    Os três primeiros anos do curso, agora, equivalem à formação de 2º grau, como científico. Os alunos fazem matérias como Matemática, Português e Geografia, tendo 25% de carga horária voltada para a área prática de informática. No quarto ano o aluno vai trabalhar integralmente com os estudos de computação. E ainda, uma novidade: quem já tiver o segundo grau completo pode se formar em técnico em informática, em apenas um ano.

    A grade curricular abrange áreas específicas da informática. Os alunos aprendem a montar redes, a fazer manutenção de máquinas e a se familiarizarem com programas como Word, Excel, Power Point, dentre outros, que são ferramentas importantes em qualquer escritório. Outra área do curso é de Linguagem de Programação Visual Basic, em que os alunos aprendem a aplicar os programas do computador de acordo com a necessidade de cada empresa. As aulas incluem ainda estudo de Internet, com ensino de ferramentas para uso do programa e montagem e manutenção de home-pages.

    O aluno, então, opta pela especialização em uma dessas áreas, feita fora do horário curricular. O técnico de informática, segundo Jadir, está capacitado para trabalhar em qualquer empresa que use computadores. "O técnico pode ocupar desde cargo de digitador até ser um gerente de um Centro de Processamento de Dados. Isso vai depender de sua capacidade", explica.

    O colégio, através de um convênio, encaminha os alunos para estagiar em empresas. "Muitos alunos, ainda fazendo o curso, já estão empregados", conta Jadir. Empresas e instituições como a Telemig, a Prefeitura de Juiz de Fora, a Cemig e o Banco do Brasil são algumas delas.

    Para o segundo semestre desse ano, o coordenador anuncia a realização de cursos de atualização. Estes são voltados para técnicos já formados. Jadir explica que em informática é necessário se atualizar sempre. " O mercado, na área, é muito seletivo e competitivo. O sucesso do técnico depende de sua capacitação e atualização dia-a-dia".

    Colaboração: Renata do Carmo,
    estudante do 5º período
    de Comunicação da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.