• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    O tempo das tribos digitais

    Conheça a comunidade IRC de Juiz de Fora

    Repórter: Emilene Campos
    30/06/99

    Fazer amizades, esclarecer dúvidas sobre informática e até mesmo encontrar um grande amor. Estas são algumas das mil e uma utilidades dos canais de IRC em Juiz de Fora. Na cidade, existem nove grupos que utilizam este tipo de bate-papo para se relacionar. O primeiro é de 1995 e muitos deles surgiram a partir da rivalidade entre os membros. Exemplo disso, são os canais #Pêssego e #Raioqueoparta. Estas "salas" chegam a ter até cem freqüentadores assíduos, como o #JuizdeFora.

    Para garantir o bom funcionamento das salas e conter a empolgação da moçada, todos os canais se valem das regras e da atuação dos operadores (OP). As "faltas" mais comuns são palavrões, "flood" (mensagens repetidas várias vezes) e propagandas de outros canais. A penalidade é branda para o “réu primário”: recebe um kick (chute) do canal, ou seja, é desconectado da sala. Isso equivale a uma advertência e o “infrator” vai ter que se conectar novamente para continuar a conversa. Já os reincidentes podem ficar até meia hora proibidos de conversar . O que pode ser tornar um grande sacrifício para os mais vIRCiados.

    O administrador de Rede do Provedor Artnet, Sérgio Guimarães de Faria, alerta quanto ao abuso de poder e a agressividade dessa prática. "Eles (operadores), muitas vezes, não têm a menor educação para conversar com os usuários do canal, só porque têm a capacidade de bani-los”, completa. Há casos, porém, que a punição precisa ser radical para inibir os excessos. O operador do #JuizdeFora, Alberto Bogéa (Wolfgang), lembra que um membro chegou a ser expulso do canal por enviar mensagens racistas sobre o show Mercedes Celebration.

    Para Elton Rodrigues Barbosa Júnior (WOS do #CanalRaioqueoparta), essas manifestações não são exclusivas da Internet. "A Rede apenas reflete a estrutura da sociedade", desmitifica WOS. A comunidade IRC também tem histórias engraçadas e Wolfgang foi coadjuvante de uma delas. Ele conta que um lammer (calouro do canal) perguntou a ele se a @judadora era bonita.

    Wolfgang não hesitou e disse que ela era muito interessante, que valia a pena investir. O garoto deve estar tentando até hoje marcar um encontro no mundo real com o "bot" do canal. Uma espécie de robô que gerencia os canais com grande número de usuários.

    Os freqüentadores dos canais de IRC de Juiz de Fora geralmente têm idade entre 12 e 28 anos e chegam a passar até 15 horas por dia conectados à Rede, conversando sobre os mais variados assuntos, de sexo a vestibular. Assim como os canais, os nicks também podem ser registrados junto aos servidores nacionais. Isto funciona como uma identidade virtual, pois quem oficializa o apelido tem exclusividade de uso no canais.

    O bate papo, porém, não se restringe ao mundo virtual e os IRContros comprovam isso. Cada canal reúne seu grupo e a diversão inclui churrascos, idas a cinemas e bares . Este tipo de encontro já tem suas peculiaridades. No momento da identificação, o apelido usado durante o bate-papo vale mais do que o nome de batismo.

    O nick é a chave para a conexão no mundo real ou até o ensaio para uma cantada pouco original. "Ah, qual o seu nick? Eu já não conversei com você antes?" Mas WOS garante que a interação é a mesma de qualquer grupo de amigos. "Gostamos de sair para beber, conversar, nos divertir. A diferença é que nos conhecemos pela Internet", esclarece.

    Para entender o IRC

    O Internet Relay Chat é um tipo de bate-papo na Internet e para acessá-lo é preciso um software específico. Um dos mais conhecidos é o mIRC. Além disso, o usuário tem que estar conectado a um provedor de acesso que oferece este serviço. Depois da conexão à Grande Rede, é só escolher o canal mais quente para ingressar. Na Tucows, você encontra o programa para download e, nas páginas dos canais, dicas de como usá-lo.

    Os nomes desses grupos são antecedidos do sinal "#"e possuem um tópico, informado na entrada. O assunto principal do dia pode ser o aniversário de um dos integrantes ou a data de um IRContro. Esses nomes são registrados nos servidores como a BrasIRC e a Brasnet e, se o canal não for acessado por quinze dias, perde o registro.

    Uma das vantagens do IRC é a personalização do bate-papo. "O recurso permite a conversa online, a criação de novas "salas" e até mesmo transferência de arquivos", garante Thiago Russiano de Souza (Five do # Raio que o Parta). Mas nem tudo são flores no mundo do IRC. Uma das queixas freqüentes é quanto ao lag (atraso), uma espécie de engarrafamento de dados. Acontece geralmente quando muitas pessoas estão conversando ao mesmo tempo. A troca de mensagens torna-se lenta demais, a ponto de impedir a conversa entre os mais impacientes.

    Canais de Juiz de Fora

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.