Deslizamento atinge trás casas no bairro JK e uma pessoa fica soterrada

Por

Segunda-feira, 17 de mar?o de 2008 atualizada ?s 11h58

Deslizamento atinge tr?s casas no bairro JK e uma pessoa fica soterrada



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Tr?s casas da rua Adelaide Campos Resende, no bairro JK, foram atingidas por um deslizamento de terra que ocorreu na manh? desta segunda-feira, 17 de mar?o. Um homem de 48 anos, que morava no n?mero 721 ficou soterrado, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS). Segundo a subsecretaria de Defesa Civil de Juiz de Fora, ele foi resgatado consciente e com ferimentos leves.

T?cnicos e engenheiros est?o no local para avaliar as poss?veis causas do deslizamento, que pode ter sido a chuva dos ?ltimos dias ou o entupimento da rede de esgoto. Segundo a assessoria da Defesa Civil, ? uma ?rea de encosta e bastante ?ngreme, por isso, 11 edifica?es foram interditadas e 20 fam?lias encaminhadas para a casa de parentes e amigos.

Ocorr?ncias

Entre 18h da ?ltima sexta-feira, 14 de mar?o, e 10h desta segunda, dia 17, a Defesa Civil registrou 33 ocorr?ncias. As regi?es mais atingidas pela chuva foram a leste e a sudeste, com oito registros cada uma, e a sul, com sete.

Entre as principais ocorr?ncias est?o escorregamento de barranco, com oito registros, e amea?a de escorregamento de barranco, com sete.

Tempo

Segundo o meteorologista do 5? Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, Alexandre Gadelha, a m?dia de chuva esperada para mar?o era de 186 mil?metros. Este valor j? foi ultrapassado e est? em 229. "A tend?ncia ? que at? o final do m?s, a chuva continue, j? que estamos em um m?s chuvoso, mas em menor intensidade", afirma ele.

A situa??o se repete na Zona da Mata, onde o volume de chuva j? est? em 25% acima da m?dia. A previs?o ? que at? o final do m?s o volume chegue a 40% acima da m?dia esperada. Para Juiz de Fora, a tend?ncia ? de tempo firme durante o resto da semana. "Se acontecer, vai ser chuva isolada no fim da tarde".