Provedores regionais de Internet criam associa??o

Abranet-MG Sudeste quer garantir
seguran?a, ?tica e qualidade dos servi?os


Os usu?rios de Internet da Zona da Mata e Vertentes de Minas Gerais contam agora com uma garantia a mais no uso da Rede Mundial de Computadores. ? que os provedores de acesso se uniram para criar a regional Sudeste da Abranet-MG (?filial? mineira da Associa??o Brasileira dos Provedores de Acesso, Servi?os e Informa?es da Rede Internet). O grupo tem como principais objetivos garantir a qualidade dos servi?os, o respeito ao consumidor, a seguran?a na Rede (em especial para as transa?es comerciais) e o controle dos conte?dos veiculados.

Luciana Mendon?a
07/12/99



Participam 14 cidades (veja rela??o completa clicando aqui), que contam hoje com o atendimento de 34 provedores. Destes, 20 j? se associaram e podem ser identificados pelo selo de qualidade (foto acima) que estar? em breve em seus sites na Web. O selo representa o compromisso assumido pelos afiliados de seguirem os padr?es ?ticos e de qualidade definidos pela Abranet-MG Sudeste.


Os diretores de provedores afiliados ? Abranet-MG Sudeste:
da esquerda para a direita, Marcos Kopschitz, do ZAZ, Alexandre
Lovisi, da Fus?es, Otto Marcelo Giovanetti Lima, da Powerline,
Geovane Jos? Vieira Martins, da SDNet (de Santos Dumont),
M?rcio Guimar?es de Faria, dos provedores ArtNet e IPS,
Maur?cio Barros, da Net Rosas (de Barbacena), Carlos
Felipe Tavares Monteiro, tamb?m da Powerline, e Cesar
Borges, da Prover Internet (de Barbacena).

De acordo com o presidente da regional Sudeste, M?rcio Guimar?es de Faria (foto ao lado), a meta principal desta uni?o ? oferecer garantias adicionais da qualidade de servi?o dos provedores filiados ? entidade: uma esp?cie de "selo de garantia". Aqueles que ainda receavam utilizar os recursos da grande rede encontram na Abranet uma aliada, seja num simples envio de e-mail ou na realiza??o de compras online.

"O compromisso com a qualidade coloca para n?s o aspecto da seguran?a das transa?es na rede sim, por isso estamos interessados em garantir que nossas comunidades possam utilizar a Internet como ferramenta de melhoria da qualidade de vida e de desenvolvimento, estimulando seu uso entre as pessoas que querem comprar, vender e se comunicar pela rede com seguran?a e conforto - isto ? qualidade", resume M?rcio.

At? agora, os provedores comerciais da regi?o n?o precisaram acionar a pol?cia em casos de uso indevido da Rede. Mas j? est?o sendo feitos contatos com autoridades policiais para aumentar a seguran?a dos usu?rios em rela??o aos crimes eletr?nicos. Em Belo Horizonte, de acordo com o diretor da Prover, Cesar Borges, um internauta foi pego em flagrante usando indevidamente a senha de conex?o de outra pessoa e est? sendo processado por falsidade ideol?gica e invas?o de privacidade.

Os consumidores que precisarem da assessoria, de esclarecimentos ou que quiserem dar sugest?es ? Abranet-MG Sudeste podem se comunicar atrav?s do formul?rio de e-mail que est? na home-page da associa??o. O endere?o da Abranet-MG Sudeste na Rede ? www.abranet-mg-sudeste.com.br. Al?m do espa?o para contato com usu?rios, o site apresenta os princ?pios b?sicos do ?rg?o e os links para os sites de alguns dos afiliados.

Cidades de cobertura da Abranet-MG Sudeste:

- Juiz de Fora, Barbacena, Santos Dumont, Cataguases, Muria?, Leopoldina, Ub?, Vi?osa, S?o Jo?o Del Rei, S?o Jo?o Nepomuceno, Al?m Para?ba, Ponte Nova, Caranda? e Bicas.

Endere?os afins:

  • Abranet S?o Paulo: http://www.abranet.org.br
  • Abranet Rio de Janeiro: http://www.abranetrj.org.br/
  • Declara??o Dos Direitos Humanos no Cyberespa?o: http://www.abranet.org.br/edital.php