Bug
O mico do mil?nio

Colabora??o
Rep?rter: Ana Maria Reis
13/01/2000

Governo, m?dia, provedores e empresas de assist?ncia t?cnica tinham como obsess?o no final do ano passado o chamado bug do mil?nio - a forma inadequada com que os programas de computador tratariam as informa?es referentes a datas superiores a 31 de dezembro de 1999. Como nenhuma cat?strofe eletr?nica assombrou o mundo, parece que isto tudo j? ? coisa do passado. No entanto, existe muita gente pensando o contr?rio.

O Secret?rio-executivo-adjunto da Comiss?o Coordenadora do Programa Ano 2000, do Minist?rio da Defesa, Marcos Oz?rio de Almeida, acredita que o bug do mil?nio ainda ? uma amea?a para os usu?rios de computadores, tanto empresas como os dom?sticos.

Se isto vai ou n?o se consumar, o fato ? que outro bug j? tem dia e hora marcada para acontecer . ? o "Buguinho" , que pode acontecer na passagem do dia 28 de fevereiro para o dia 29. A consequ?ncia de um ataque do buguinho seria a diferen?a de apenas um dia, contra a diferen?a de at? cem anos causada pelo Bug do Mil?nio. Na pior das hip?teses, o usu?rio poder? contornar manualmente o problema no dia seguinte.

A origem do problema
O ano bissexto - acr?scimo de um dia ao m?s de fevereiro - acontece a cada quatro anos para compensar um pequeno atraso causado pelo nosso calend?rio de exatos 365 dias. Por conven??o, a regra n?o vale para os anos terminados em 00, como 1700, 1800 e 1900. Por?m, a cada 400 anos, temos novamente um ano bissexto em ano terminado em 00. O ?ltimo desses foi em 1600, portanto, este ano, fevereiro ter? 29 dias. A quest?o ? saber se os sistemas de inform?tica foram avisados deste mecanismo. Os micros que continuam na "ignor?ncia" v?o adiantar um dia no calend?rio, marcando 1? de mar?o ao inv?s 29 de fevereiro

A falha potencial n?o deve ter as mesmas propor?es do Bug do Mil?nio. "O evento ser? bem menor, sem riscos para servi?os de infra-estrutura como telecomunica?es, energia e transportes", explica Marcos Oz?rio. "Por?m, muitas falhas em sistemas financeiros e administrativos, principalmente de empresas ligadas ao com?rcio, podem aparecer", alerta.

Leia mais

Buguinho n?o mete medo

Bug do ano 2000 foi um fiasco!


Você acha que o bug foi o "mico" do milênio?
      Sim
      Não
   
ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.