• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Bug
    O mico do milênio

    Colaboração
    Repórter: Ana Maria Reis
    13/01/2000

    Governo, mídia, provedores e empresas de assistência técnica tinham como obsessão no final do ano passado o chamado bug do milênio - a forma inadequada com que os programas de computador tratariam as informações referentes a datas superiores a 31 de dezembro de 1999. Como nenhuma catástrofe eletrônica assombrou o mundo, parece que isto tudo já é coisa do passado. No entanto, existe muita gente pensando o contrário.

    O Secretário-executivo-adjunto da Comissão Coordenadora do Programa Ano 2000, do Ministério da Defesa, Marcos Ozório de Almeida, acredita que o bug do milênio ainda é uma ameaça para os usuários de computadores, tanto empresas como os domésticos.

    Se isto vai ou não se consumar, o fato é que outro bug já tem dia e hora marcada para acontecer . É o "Buguinho" , que pode acontecer na passagem do dia 28 de fevereiro para o dia 29. A consequência de um ataque do buguinho seria a diferença de apenas um dia, contra a diferença de até cem anos causada pelo Bug do Milênio. Na pior das hipóteses, o usuário poderá contornar manualmente o problema no dia seguinte.

    A origem do problema
    O ano bissexto - acréscimo de um dia ao mês de fevereiro - acontece a cada quatro anos para compensar um pequeno atraso causado pelo nosso calendário de exatos 365 dias. Por convenção, a regra não vale para os anos terminados em 00, como 1700, 1800 e 1900. Porém, a cada 400 anos, temos novamente um ano bissexto em ano terminado em 00. O último desses foi em 1600, portanto, este ano, fevereiro terá 29 dias. A questão é saber se os sistemas de informática foram avisados deste mecanismo. Os micros que continuam na "ignorância" vão adiantar um dia no calendário, marcando 1º de março ao invés 29 de fevereiro

    A falha potencial não deve ter as mesmas proporções do Bug do Milênio. "O evento será bem menor, sem riscos para serviços de infra-estrutura como telecomunicações, energia e transportes", explica Marcos Ozório. "Porém, muitas falhas em sistemas financeiros e administrativos, principalmente de empresas ligadas ao comércio, podem aparecer", alerta.

    Leia mais

    Buguinho não mete medo

    Bug do ano 2000 foi um fiasco!


    Você acha que o bug foi o "mico" do milênio?
        Sim
        Não
       
    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.