• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Panorama da Internet em Juiz de Fora

    Luciana Mendonça
    02/08/2000

    Juiz de Fora tem hoje 19 provedores de acesso à Rede Mundial de Computadores. A pesquisa foi apresentada ao JFService pelo presidente da Abranet/MG-Sudeste (Regional da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet), Márcio Guimarães de Faria.

    De acordo com o representante da associação, “dos 19 pontos de presença Internet na cidade, seis são institucionais - não oferecem acesso ao público - e estão ligados a empresas, autarquias e serviços públicos, como a UFJF e a Prefeitura Municipal, a Embrapa, o Sebrae, a MRS e a Mercedes Benz. Os demais são comerciais, sendo 7 deles locais, com algum tipo de estrutura administrativa na cidade, ainda que alguns sejam franquias de empresas de fora. Estes sete, citados em ordem alfabética, são: Artnet, Fusões, IPS, JFNet, Powerline, Terra e Uninet. Os demais têm suas administrações fora da cidade e só chegam aqui pela mídia e publicidade, como são o Estaminas, BRHomeshopping, UOL, Starmedia, IG e Super11.”

    Márcio Faria traça um panorama atual do emprego das novas tecnologias de comunicação na cidade: “Em Juiz de Fora, observou-se o crescimento exponencial do setor de Internet nos primeiros anos, com adesão dos estratos A e B da sociedade, depois, parte do estrato C. Acompanhamos de perto a taxa de crescimento do uso de computador em residências e empresas, que chega a mais de 30% ao ano.”

    Desde os primórdios

    A Internet tornou-se uma rede comercial no Brasil em 1995. Os primeiros provedores de acesso de Juiz de Fora surgiram entre dezembro de 1995 e junho de 1996, conforme recorda o presidente da Abranet/MG-Sudeste, Márcio Guimarães de Faria:

    “Com apenas um ano de Internet comercial, a cidade já contava com meia dúzia de opções de acesso à rede, sendo somente um deles de fora da cidade. Nos anos seguintes, entre 1997 e 1999, vimos o surgimento de alguns outros provedores, todos de fora. Destes, pelo menos dois acabaram fechando, por não se adequarem ao mercado extremamente competitivo e exigente.”

    Associação busca segurança e qualidade

    Hoje, cerca de 20 provedores da região da Zona da Mata e Vertentes de Minas estão reunidos na Abranet/MG-Sudeste, sendo que seis deles são de Juiz de Fora. No site www.abranet-mg-sudeste.com.br está a identificação de todos os associados. Márcio Faria afirma que a Abranet regional surgiu devido ao crescimento do número de usuários da Rede, crescente profissionalização e sofisticação da Internet:

    “As nossas preocupações com segurança e qualidade começaram a provocar alguns contatos entre os provedores, inclusive de outras cidades. Foi então que resolvemos nos organizar e reunir todos os provedores dispostos a firmar princípios básicos de atuação e obrigações, pois sabemos que o crescimento verificado até agora ainda é insignificante diante das potencialidades da Internet, principalmente se considerarmos os serviços agregados: novos meios de comunicação, Internet a cabo, o comércio eletrônico, o acesso sem fio, entre tantas outras aplicações que colocarão a Internet no dia a dia de bilhões de pessoas nos próximos anos, seguindo o processo de globalização.”


    Leia mais sobre a Abranet/MG-Sudeste clicando aqui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.