• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Ano 2000 - Bug também afeta usuário doméstico

    Quem pensa que "bug do milênio" é problema apenas para grandes empresas que usam sistemas programados em linguagens como Cobol, Assembler, linguagem C, rodando em máquinas gigantes como mainframes está enganado. Usuários domésticos e de pequenos escritórios também correm riscos. Quanto mais antigo for o micro e os programas maior é o problema.

    Do ponto de vista de hardware, os fabricantes de PCs dizem que máquinas antigas com chip até 486 são as mais propensas a panes. Todo PC tem um chip chamado RAMCmos que controla o "real time clock" (relógio de tempo real), que é acessado por outros componentes que manipulam datas. "Do XT ao 486, esse chip registra o ano com apenas dois dígitos", afirma. Do Pentium 75 Mhz para frente, o problema foi supostamente corrigido. Mesmo assim, quem tem micro Pentium deve procurar seu fornecedor para obter um certificado de conformidade com o ano 2000.

    O BIOS, que coordena as principais configurações da máquina, acessa o "real time clock" para informar aos aplicativos e sistema operacional o formato da data com que devem trabalhar. E é aí que pode estar outro problema, porque é preciso que o BIOS também seja compatível com os quatro dígitos. "Como os principais problemas vão estar nesses dois componentes da placa-mãe, a solução pode ser o upgrade", recomenda Takinada.

    Teste

    Acerte a data e a hora para 31/12/1999, às 23h59, e espere o relógio (do BIOS) mudar para 01/01/2000. Desligue o computador e, ao religá-lo, verifique se continua marcando a hora e a data do novo milênio".

    Os fabricantes estão criando sites para ajudar a identificar o problema. No da Compaq, por exemplo, o usuário só precisa saber o número do modelo, já que nem todos estão prontos para o ano 2000. "Apenas as máquinas fabricadas pela Compaq, a partir de setembro de 97, são compatíveis", afirma Lauro Viana, gerente de Produtos da Linha Corporativa. Pode-se fazer o download de patches que corrigem o BIOS. A atualização pode ser feita on-line ou gravada num disquete que pode ser usado para corrigir várias máquinas ligadas em rede.

    Além da Compaq, a IBM também criou um site com soluções para vários equipamentos que vêm desde a época dos primeiros PCs e ferramentas como a "Year 2000 Evaluation Tool" e o "Device Driver" para que o usuário verifique se seu micro está em conformidade. A Apple informa que todos os micros da linha Macintosh são imunes ao "bug", pois reconhecem datas com quatro dígitos até o ano 2040.

    Em geral, os periféricos não costumam ser afetados, a não ser que o driver dependa da data. Mas, é prudente que o usuário visite a homepage dos fornecedores ou procure por eles para saberem como agir em relação a modem, placa-de-som, impressoras, discos rígidos, etc.

    Fonte: www.estaminas.com.br/cadernos/informatica/010403.php#link1

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.